O sistema do Corpo de Bombeiros de Alagoas (CB/AL) registrou pelo menos 15 casos de afogamento nas praias de Alagoas, nessa quarta-feira, 1° de maio, feriado do Dia do Trabalhador. As ocorrências foram registradas na capital alagoana e em Marechal Deodoro.
A ocorrência mais grave foi registrada em Guaxuma, Maceió, onde um jovem de 25 anos sofreu um afogamento de grau 5, conforme classificado pela corporação militar.
“O grau cinco é quando a vítima se encontra em parada respiratória, devido ao cansaço, ingestão de líquido não corpóreo, o que acaba evoluindo para uma parada respiratória e, consequentemente, para uma parada cardiorespiratória”, explicou o sargento Darlan.
Os casos no feriado foram: seis em Guaxuma, dois em Riacho Doce, um na Praia da Sereia, no Trevo do Mirante, e seis no Francês, em Marechal.
“Estamos em mudança de maré, entrando na quadra chuvosa, o que influencia esses números de afogamentos. No entanto, ontem, no feriado, trouxe muita gente nova e o mar estava agitado, o que leva pessoas que não têm o costume de estar no mar a ficarem apressadas, causando, assim, afogamentos”, acrescentou o sargento do Corpo de Bombeiros.
As vítimas dos afogamentos têm idades entre 13 e 25 anos. Não houve óbitos.
Por Vanessa Lima, com GazetaWeb