Os parlamentares presentes na sessão ordinária desta quinta-feira, 14, apreciaram 26 itens na pauta da ordem do dia, entre eles, o projeto de lei ordinária nº 646/2023, que autoriza o Poder Executivo a criar o Museu de Território Industrial Gustavo Paiva. Com autoria da deputada Sâmea Mascarenhas (Republicanos), o projeto foi aprovado de forma unânime em 2º turno e agora vai para sansão governamental.
Na proposta apresentada, o Museu de Território Industrial Gustavo Paiva será localizado no município de Rio Largo, tendo entre seus objetivos contribuir para a preservação da história das indústrias têxteis em Alagoas, com foco em inventariar, organizar, recuperar e preservar as documentações sobre as indústrias têxteis em Alagoas para ser pesquisada e divulgada, a fim de resguardar a memória.
"A criação do Museu de Território Industrial Gustavo Paiva torna-se uma alternativa para incrementar o turismo e o ecoturismo em Alagoas, em virtude da estrutura arquitetônica dos imóveis pertencentes às antigas fábricas têxteis de Rio Largo, pioneiras no Brasil, e principalmente da importância em manter viva a história da Vila Operária, remanescente no bairro Gustavo Paiva, que ainda está em condições de ser recuperada para tornar-se um verdadeiro museu a céu aberto", justifica a deputada sobre seu projeto de lei. Ela reforça ainda que imóveis do bairro Gustavo Paiva, como residências de operários têxteis, podem ser recuperados e explorados economicamente como bares, restaurantes, lanchonetes e lojas, para revitalizar a antiga Vila Operária e atender às necessidades dos visitantes.
Redação com Comunicação ALE