Ao vivo

Rádio Nova FM 92.5

Notícias

Arapiraca receberá mapeamento para a prevenção de desastres do serviço geológico do Brasil

Por Redação com jaenoticia
fevereiro 19, 2024

Arapiraca, município localizado no Agreste de Alagoas, está entre as nove cidades selecionadas pelo Ministério de Minas e Energia (MME), para participar de um mapeamento que ajudará a subsidiar ações de monitoramento e alerta de desastres, de planejamento urbano e de gestão territorial, por meio do Serviço Geológico do Brasil (SGB). A ação acontecerá entre os dias 19 de fevereiro a 9 de março

As equipes do SGB realizarão os trabalhos de campo em cidades dos estados do Pará (PA), Pernambuco (PE) e Santa Catarina (SC).

“Sabemos que muitos municípios não têm condições de realizar esse mapeamento por conta própria e, por isso, a atuação do SGB é tão importante. A atividade de prevenção de desastres realizado pelo nosso Serviço Geológico é fundamental para a prevenção de desastres e para a preservação de vidas, caso eles ocorram”, afirmou o Secretário Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Vitor Saback.

Em Arapiraca, município de Alagoas, o SGB realizará estudos para elaboração de Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização – que traduz a capacidade dos terrenos para suportar os diferentes usos e práticas da engenharia e do urbanismo, com o mínimo de impacto possível e com o maior nível de segurança para a população. As Cartas Geotécnicas são consideradas documentos estratégicos para o crescimento planejado da ocupação adequada do meio físico.

As cidade de Casinhas, Catende, Palmares e São Vicente Ferrer, em Pernambuco e Prainha e São Geraldo do Araguaia, no Pará, participarão do mapeamento de áreas de risco, que identifica setores com potencial de sofrer danos por eventos geo-hidrogeológicos (como deslizamentos e inundações).

Os municípios de Laguna e Sangão, em Santa Catarina, serão visitados por pesquisadores para elaboração de Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e de Inundações. Esse documento auxilia prefeituras em ações de planejamento e gestão territorial e de prevenção de desastres naturais, pois indica a possibilidade de ocorrerem movimentos gravitacionais de massa (deslizamentos e fluxo de detritos) e processos hidrológicos (inundações e enxurradas).

Durante o trabalho, as equipes do SGB contarão com o apoio das prefeituras e defesas civis locais. Após a finalização dos estudos, os relatórios e mapas são entregues aos gestores municipais e aos órgãos de defesa civil nas esferas municipal, estadual e federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco

Rua José Pinto de Barros, Nº  26
 Centro
Palmeira dos índios - AL

E-mail: siteagresteagora@gmail.com

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram