Por Vanessa Lima / Reportagem: Weverton Bruno
Na próxima segunda-feira (20), a Secretaria de Assistência Social de Palmeira dos Índios irá realizar uma ação para comemorar o dia da Consciência Negra. O evento acontecerá na Serra da Barriga, região do Quilombo dos Palmares, em União dos Palmares, Zona da Mata de Alagoas. O local foi registrado como Patrimônio Cultural Brasileiro desde 1986.
A Assistente Social Fabrisia Amaral conversou com a equipe de reportagem da Nova FM, reforçando o convite para comemorar esse dia tão importante em que relembra a luta pelo fim da escravidão colonial no Brasil.
"No próximo dia 20 de novembro, estaremos realizando uma ação, levando um grupo representativo da população negra, para um evento que o estado está promovendo na Serra da Barriga, onde o foco principal é reacender a reflexão sobre as lutas, cultura e racismo estrutural, que não está ligado apenas ao preconceito da cor da pele, mas da religião matriz africana e, que muitas vezes não é respeitada". Disse Fabrisia.
Quilombo dos Palmares representa um marco na luta dos escravos no Brasil. Tal processo diz respeito aos ancestrais africanos que se manifestam nas formas imateriais de suas religiões, seus deuses, mitos, objetos sagrados de cultos, artefatos de uso cotidiano, alimentos e expressões culturais.
O evento será aberto para toda a população.
Fabrisia Amaral - Assistente Social do município de Palmeira dos Índios