Por Vanessa Lima / Jairo Campos
Arapiraca dispõe de uma casa de acolhimento, denominada "Casa café e Acolhimento", para receber pacientes em tratamento de câncer, no Hospital Chama, em Arapiraca, interior de Alagoas.
Pacientes que não tem familiares na região, pode contar com esse local para ficar, enquanto é realizado o tratamento no hospital.
Na cidade de Arapiraca, o único hospital que disponibiliza tratamento contra o câncer, dispondo de um centro de oncologia, é o Centro Hospitalar Manuel André – (CHAMA), que atende arapiraquenses e também recebe pacientes de outros municípios do Agreste e do Sertão.
Muitos desses pacientes não têm condições de pagar transporte para se locomover diariamente para fazer o tratamento. A Casa de Apoio Café e Acolhimento, é uma unidade de assistência privada. Sávio Rodrigues, diretor da Casa de Apoio Café e Acolhimento, conta que a instituição funciona através de doações. “Aqui a gente acolhe os pacientes e os acompanhamos no tratamento específico para cada um deles. Eles passam a semana aqui com a gente. Oferecemos café da manhã, almoço e jantar, além de lanche e transporte para o Hospital Chama. Nos fins de semana, eles retornam para suas residências”, explica Sávio Rodrigues.
O mês de Novembro, é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma).
Se a doença é diagnosticada em fase inicial, a chance de cura é maior. O presidente da Casa e Acolhimento, Sávio Rodrigues, reforça essa recomendação.
Casa Café e Acolhimento fica localizado na rua Santa Rita, 655, no bairro Brasília.
Quem quiser informações pode entrar em contato pelos números (82) 9 9634-1560 ou 9 9999-6973.