Durante patrulhamento viário pela Av. Menino Marcelo, nas imediações do Hospital Metropolitano, na manhã desta sexta-feira (29), uma equipe de Agentes de Trânsito do DMTT/Maceió se deparou com um ciclomotor (mais popularmente conhecida como “cinquentinha”) sem a placa de identificação veicular. No lugar da placa, o condutor colocou o aviso “Perigo, risco de choque elétrico”.
Segundo com a equipe, o que mais tinha chamado a atenção antes da abordagem foi o fato de o condutor e a passageira estarem sem capacetes e filmando a viatura do DMTT com o celular.
“Demos a ordem de parada e constatamos, além da placa inapropriada, que o condutor era inabilitado, utilizava sandálias que não se firmavam aos pés, veículo sem os retrovisores e o escapamento com barulho”, explicou o agente Bruno Lopes, supervisor do Grupo de Pronta Resposta do DMTT.
Desde o início de agosto, o Departamento Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió vem intensificando a fiscalização de motocicletas, motonetas e ciclomotores com descarga livre, ou seja, problemas no escapamento e que causam barulho excessivo quando transitam pelas vias. A “Operação Ruído Zero” ocorre semanalmente e visa flagrar veículos nesta situação.
Conduzir o veículo com descarga livre, segundo o Art. 230, XI do Código de Trânsito Brasileiro, configura uma infração de natureza grave no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na habilitação. A medida administrativa é a retenção do veículo para a regularização.