Por Jardel Gonçalves/ Éverton Luís / Acessória Palmeira dos índios
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Palmeira dos Índios realizou uma reunião extraordinária na tarde de segunda-feira (25) para abordar denúncias relacionadas aos candidatos à eleição do Conselho Tutelar do município. Durante a reunião, o CMDCA recomendou o afastamento preventivo e cautelar de três conselheiros tutelares.
As denúncias estão relacionadas ao uso inadequado do programa Bolsa Família e foram abordadas no relatório conjunto, elaborado pelo CMDCA e pela Corregedoria do Município. O ccontrolador-geral Marcondes Oliveira informou que o órgão iniciou procedimentos administrativos na Corregedoria após tomar conhecimento das denúncias por meio da Ouvidoria. “Dada a gravidade das denúncias, iniciamos uma investigação técnica e rigorosa. O município não tolera tais práticas e todos os envolvidos serão responsabilizados legalmente, conforme a recomendação do Conselho”, destacou o controlador.
O CMDCA explicou que o afastamento cautelar dos conselheiros tem como objetivo evitar interferências na apuração das irregularidades. “Em breve, divulgaremos os nomes dos três conselheiros, mas esta decisão é administrativa e foi tomada após várias reuniões extraordinárias e diligências para investigar as denúncias. Neste sentido, estamos protocolando um ofício que orienta o prefeito a proceder com o afastamento preventivo e cautelar dos envolvidos”, justificou.