Integrantes de movimentos de diversas categorias se reuniram, na manhã desta quarta-feira (1º), na orla de Pajuçara, em Maceió, para participar de um ato em celebração ao Dia do Trabalhador, cuja manifestação vai se encerrar com um show na Praça Sete Coqueiros. O movimento segue diretriz nacional e pede por "um Brasil mais justo" para a classe trabalhadora.
PAUTAS
As pautas dos movimentos trabalhistas organizadas para 2024 são: emprego decente, correção da tabela de Imposto de Renda, juros mais baixos, valorização do serviço e dos servidores públicos, salário igual para trabalho igual e aposentadoria digna.
Além disso, o movimento pede a revogação das Reformas Trabalhista e da Previdência, o fim da terceirização irrestrita, luta em defesa do meio ambiente devido à emergência climática, apoio às vítimas da mineração pela Braskem nos bairros afundados, celeridade na reforma agrária e apoio à agricultura familiar.
ORGANIZAÇÃO
O ato político em Maceió teve uma programação semelhante em todo o Brasil para marcar o Dia do Trabalhador. Ele foi organizado pelas centrais sindicais (CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, CSB e Intersindical Central da Classe Trabalhadora). A estimativa da organização do evento é que 5 mil pessoas participem do ato.
O encerramento contará com show musical de Izael e banda e convidados em um trio elétrico contratado pelos organizadores.
Por Vanessa Lima, com GazetaWeb