Por Vanessa Lima
A nova política de valores da Petrobras e a defasagem do preço dos combustíveis podem dificultar o abastecimento do diesel em Alagoas e em outros 20 estados. De acordo com cálculos do setor, divulgado primeiramente no site Estadão, a defasagem do preço dos combustíveis chegou a 26%, tornando a importação do produto inviável para as distribuidoras e limitando a venda do diesel para o mercado interno.
Segundo informações, algumas distribuidoras começaram a colocar restrições na venda de diesel e o combustível pode faltar para o consumidor alagoano.
"Isso está acontecendo aqui em Alagoas e em outros estados. Por conta dessa política de preços e defasagem, as distribuidoras de combustíveis não querem importar o combustível, e estão limitando os pedidos dos donos de postos. Recentemente, eu fiz um pedido e a distribuidora cortou pela metade o combustível solicitado por mim. Em outro caso, eles zeraram o meu pedido. No meu posto, já não tenho mais o diesel 500 e o diesel S-10 deve acabar em breve. Se continuar com esse cenário, vai faltar diesel e outros combustíveis para o consumidor", disse um dono de posto em Maceió, que não quis se identificar.
O empresário ainda destacou que as restrições têm provocado diferentes variantes no preço do diesel. " Os preços do diesel mudam quase todo dia. Além disso, há dificuldade na compra do produto e mudança na quantidade que será entregue. As distribuidoras não conseguem explicar como isso será solucionado ou se este cenário mudará nos próximos meses", completou.
Falta de diesel para transportadoras em Minas Gerais - Como publicado no jornal O Tempo, já está faltando diesel para diversas empresas de transporte em Minas Gerais. O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro) já havia alertado na noite desta terça-feira (8) que isto poderia ocorrer. A Petrobras não estaria suprindo toda a demanda do mercado nacional e os distribuidores de combustíveis não querem importar o combustível, alegando que a prática não compensa mais após o governo federal mudar a política de Paridade de Preços de Importação (PPI).
O que diz a Petrobras - O diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser, descartou, em entrevista ao jornal Valor Econômico, qualquer problema de abastecimento de diesel, principalmente o S10, no País. Segundo o executivo, os volumes importados para agosto já foram fechados e, no momento, está sendo planejada a importação de setembro. “Não há risco de desabastecimento, não trabalhamos com esse cenário”, disse Schlosser.
Via TNH1