Por Weverton Bruno
Nesta segunda-feira(6), a Defesa Civil do município de Maceió registrou dois abalos sísmicos na região evacuada do Mutange, um bairro afetado pela mineração, juntamente com Bebedouro, Bom Parto, Pinheiro e parte do Farol.
Técnicos da Defesa Civil afirmam que as magnitudes dos abalos são consideradas baixas e, portanto, não têm o potencial de causar danos à superfície ou serem percebidos pela população. Eles foram identificados apenas por meio de equipamentos de monitoramento.
O primeiro abalo sísmico no Mutange ocorreu às 11h58 de segunda-feira, com uma magnitude local de 1.15, seguido por outro às 13h44, com magnitude local de 1.38.
Após a confirmação dos abalos, representantes da Defesa Civil Municipal, Estadual e do Exército se reuniram para avaliar a situação. A Defesa Civil solicitou que a empresa Braskem forneça informações sobre sondagens realizadas nas áreas afetadas, pois os eventos podem estar relacionados ao preenchimento das minas de sal-gema.
Como medida de precaução, a Defesa Civil acionou protocolos de segurança e paralisou preventivamente as operações próximas às áreas afetadas, embora o órgão não tenha especificado o tipo de operações envolvidas. A situação permanece sob investigação, e a comunidade local permanece em alerta.