Durante a entrega de nova unidade do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), nesta segunda-feira (25), no bairro Benedito Bentes, em Maceió, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, destacou o trabalho integrado para o combate da violência e a redução dos índices de criminalidade. A solenidade contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
De acordo com o governador, desde que o modelo foi adotado, as estatísticas apresentaram queda em todo o estado. No novo Cisp, as equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros atuarão juntas.
"O trabalho que temos feito para o enfrentamento da violência pode ser medido por meio dos indicadores. Eles demonstram que estamos alcançado uma boa redução da violência em todo o estado. Já entregamos mais de 50 Cisps do Tipo 1 e 2. Essa unidade é a segunda do Tipo 3", disse Dantas.
O modelo de trabalho integrado atraiu a atenção do ministro Ricardo Lewandowski, que chegou a revelar que pode adotar a mesma estrutura em outros estados do Brasil.
"Para combater a violência, o trabalho integrado é fundamental. Essa integração horizontal é algo que poderemos até levar para o restante do país. Trazemos para Alagoas o compromisso do Governo federal em continuar investindo e apoiando ações de combate à violência ", disse Lewandovski.
O ministro também ressaltou que parte do investimento do Governo Federal é destinado para a tecnologia, que, ainda de acordo com ele, pode ajudar a desarticular as organizações criminosas.
"Entendemos que os investimentos em tecnologia são importantes e vão continuar. Afinal, para combatermos as organizações que atuam no crime, isso é essencial, assim como o trabalho de inteligência, com a troca de informações entre as polícias", acrescentou Lewandovski.
Redação com GazetaWeb