Notícias

Empresário é preso por ter "gato de energia" em medidor, no Distrito Industrial de Arapiraca

Por Redação
julho 25, 2023

Por Jardel Gonçalves

Uma ação conjunta da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), por meio do 3º Batalhão da Polícia Militar, com apoio da Equatorial Alagoas, acabou com a prisão do responsável pela fábrica de fraldas localizada na zona industrial do município de Arapiraca. Durante a operação denominada "gato de fraldas", foi constatada fraude no medidor de energia elétrica e o proprietário da unidade consumidora foi conduzido à Delegacia de Polícia para esclarecimentos, onde foram realizadas as diligências legais.

Diante das informações da equipe técnica de inspeção da Distribuidora, o medidor que apresentava os lacres adulterados já havia sido substituído em fevereiro desde ano, devido a um suposto roubo do aparelho. A Equatorial estima uma perda de mais de 170.000 kWh, energia suficiente para atender mais de mil residências em um mês inteiro.

O medidor adulterado foi removido, lacrado e levado para aferição em laboratório atestado pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) e um novo medidor foi instalado no local.

Penalidades para os infratores

O furto de energia elétrica, conhecido também como “gato” e o ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro. Por isso, a distribuidora reforça a importância do combate e inibição dessas práticas para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos.

Como denunciar?

As denúncias de ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente na Central de Atendimento pelo número 0800 082 01 96, ou pelo endereço: al.equatorialenergia.com.br na aba “Quero denunciar uma fraude”.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco

Rua José Pinto de Barros, Nº  26
 Centro
Palmeira dos índios - AL

E-mail: siteagresteagora@gmail.com

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram