Por Jardel Gonçalves
A Vigilância Pública Municipal de Arapiraca, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública, participou, nesta quinta-feira (21), de uma simulação de ataque a escolas do município, como forma de promover um treinamento para situações adversas de emergência. Participaram do treinamento o efetivo de supervisores da Diretoria de Operações e Segurança Patrimonial. A iniciativa promovida pela 5ª Gerência Regional de Ensino (Gere) ocorreu na Escola Estadual Izaura Lisboa (Epial) durante a manhã, e no período da tarde na Escola Estadual Senador Rui Palmeira (Premem), no bairro Eldorado.
A ação foi realista, com sons de tiros de balas de borracha, gritos, explosões e movimentação policial. Além dos servidores municipais da Prefeitura, o efetivo de pronta-resposta representado pela Guarnição de Pronto-Emprego, juntamente com a Supervisão Motorizada, a ação contou com o 3º Batalhão Militar de Arapiraca, e a participação de viaturas do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), SMTT de Arapiraca e Grupo Anjos da Guarda.
“Esta ação demonstra o compromisso e a prontidão da vigilância pública municipal em garantir a segurança e a preparação para situações de emergência nas escolas da região. A participação da SEMOP neste simulado destaca a importância da colaboração entre diferentes entidades governamentais para garantir a segurança e o bem-estar de nossos estudantes e comunidade escolar. Este é mais um passo na contínua busca por um ambiente educacional seguro em Arapiraca”, disse o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Enio Bolivar.