Por Vanessa Lima / Éverton Luís
Na manhã desta terça-feira (26), o prefeito Júlio Cézar conversou com a equipe de reportagem da Nova FM sobre o afastamento dos Conselheiros Tutelares, que através de uma reunião extraordinária no dia de ontem (25) com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), abordou as denúncias relacionadas aos candidatos à eleição do Conselho Tutelar do município. Assim, sendo recomendado o afastamento de três conselheiros. As denúncias estão relacionadas ao uso inadequado do programa Bolsa Família, que foram abordadas no relatório conjunto, elaborado pelo CMDCA e pela Corregedoria do Município.
"Eu quero começar falando que o conselho tem um trabalho imparcial, ele não é um órgão do governo, é um órgão deliberativo, consultivo e independente e nós estamos acompanhando essas deliberações.
Primeiro, esclarecer que às denúncias que chegaram e ainda estão chegando foram muitas e lembrar que as denúncias foram feitas a sociedade publicamente por mim, pela secretária Sheila Duarte e por nossa equipe. Nós não fomos omissos, inclusive tomamos várias medidas administrativas para garantir que o Bolsa Família possa cumprir o seu papel, ele é um programa para quem precisa de renda, que não tenha emprego, não tenha o que comer. Não podemos admitir uso político e indevido do programa Bolsa Família. Tomamos uma medida dura, afastando servidores do Bolsa Família, até serem avaliados se tem direito ou não, em receber o benefício, para quem recebia antes da nomeação, esses já irão voltar. Temos mais 29 servidores que poderão sofrer afastamento. Conselheiro Tutelar não é para estar em Bolsa Família, em repartições públicas, para fazer política barata, e sim para proteger crianças e adolescentes, para garantir que essa rede de proteção possa acolher às vítimas, denunciar e conduzir às autoridades competentes. Apoio para que tenhamos uma eleição limpa para o Conselho Tutelar e principalmente conselheiros comprometidos." Finalizou Júlio Cezar.