Em nota, a empresa Elgin, fabricante de ar-condicionado, informou ter instaurado procedimento para investigar o incidente que resultou na morte de um trabalhador em Maceió. O técnico foi atingido por uma explosão, na segunda-feira (29), enquanto realizava o conserto de um ar-condicionado.
A fabricante declarou, ainda, que o prestador técnico não fazia parte de sua rede autorizada, e que segue todos os procedimentos e normas técnicas.
CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA
A ELGIN, fabricante de equipamentos de ar-condicionado, no mercado há mais de 70 (setenta) anos, com vasto portfólio de produtos, sendo uma marca reconhecida por sua qualidade, credibilidade, inovação e respeito ao consumidor, prezando sempre pela excelência e segurança de seus produtos, em cumprimento e atenção aos princípios de clareza e transparência, vem por meio desta NOTA OFICIAL comunicar que tem conhecimento do incidente ocorrido na cidade de Maceió, na data de 29/01/2024, durante o manuseio de um dos produtos de seu portfólio de ar-condicionado.
A ELGIN se solidariza com a família e Informa ainda que o prestador técnico, envolvido no incidente, foi socorrido e atendido, e está recebendo todo suporte profissional necessário.
A ELGIN esclarece que o referido prestador técnico não faz parte de sua rede autorizada e/ou credenciada.
A ELGIN lamenta profundamente o ocorrido e reitera que segue todos os procedimentos e normas técnicas, sendo certificada pelos órgãos competentes, e que está apurando todos os detalhes do incidente.
INVESTIGAÇÃO MPE
Em nota encaminhada à imprensa, o Ministério Público do Trabalho (MPT) informa que protocolou Notícia de Fato, nesta quarta-feira (31), para apurar o acidente que resultou na morte do trabalhador durante manutenção no ar-condicionado. A denúncia foi formalizada a partir de notícia publicada pela imprensa.
"A denúncia do acidente de trabalho será distribuída a um dos procuradores do MPT, que irá prosseguir com a investigação. O objetivo do Ministério Público do Trabalho é analisar as circunstâncias do acidente e apurar responsabilidades", disse o órgão.
O CASO
Gyula Morais Csheses, de 39 anos, morreu, nessa terça-feira (30), após ser atingido por uma explosão enquanto realizava o conserto de um ar-condicionado, no bairro do Tabuleiro do Martins, parte alta de Maceió.
O homem ficou ferido e teve o rosto deformado enquanto fazia a manutenção do aparelho. Segundo o Corpo de Bombeiros, o cilindro de gás explodiu, atingindo-o.
Ele foi encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE), pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos.