Por Sandro Jardel / jaenoticia
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está com baixo estoque de sangue de tipagens negativas e precisa de doações nas unidades de Maceió, Arapiraca e Coruripe.
A quantidade de bolsas é considerada insuficiente para esse período do ano, que conta com grande demanda em hospitais e maternidades por conta das festas de fim de ano.
Nesta terça-feira (19), o Hemoal de Maceió tinha duas bolsas de tipagem B Negativa, cinco da O Negativa e nenhuma da AB Negativa.
Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e estar portando um documento de identificação com foto. O candidato à doação de sangue não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis, além de hepatite, após os 11 anos de idade.
A médica Verônica Guedes destacou outros requisitos que devem ser preenchidos pelos voluntários.
“Ressaltamos que os candidatos à doação de sangue com gripe e Covi-19 não podem doar sangue e, caso tenham colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação de sangue é proibida por um ano. Salientamos que é necessário dormir pelo menos seis horas na noite anterior à doação de sangue e, o consumo de bebidas alcoólicas fica proibido nas últimas 24 horas que antecedem a doação de sangue".
Confira a localização e o horário de funcionamento das unidades do Hemoal:
Arapiraca: Rua Marechal Floriano Peixoto, bairro Eldorado - De segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 17h, bem como, aos sábados, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h.
Maceió: Unidades Trapiche e Via Expressa - De segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Unidade Farol, no Hospital Veredas - Às terças-feiras, das 7h às 17h.
Coruripe: Ao lado do Hospital Carvalho Beltrão - Às quintas-feiras, das 9h às 16h.