Por Vanessa Lima
No último dia 25 de outubro, um caso chocou a cidade de Santa Barbara D’Oeste, em São Paulo. Uma jovem natural de Alagoas foi encontrada decapitada dentro de um bueiro no Jardim Pérola. O corpo da vítima, identificada como Maria, de 26 anos, estava em avançado estado de decomposição e foi localizado em um duto fechado com cabos de telefonia.
De acordo com as informações obtidas, Maria e seu namorado, um jovem de 24 anos, natural de Sergipe, estavam morando em São Paulo há cerca de oito meses. Foi o próprio namorado que acabou confessando o crime. Ele foi preso em seu local de trabalho e durante o depoimento, admitiu que matou a alagoana asfixiada após uma discussão.
O corpo de Maria foi resgatado do bueiro por equipes do Corpo de Bombeiros da cidade de Americana. O local onde ela foi encontrada é de difícil acesso, uma vez que possui uma altura de aproximadamente 2,5 metros. O macabro episódio só veio à tona graças à denúncia de funcionários de uma companhia de gás, que acionaram a polícia.
O crime causou grande comoção na cidade, trazendo à tona mais uma vez a questão da violência contra a mulher. Maria se tornou mais uma vítima nessa estatística alarmante, que assola não só o estado de São Paulo, mas todo o país.
Diante dessa trágica realidade, expõe-se a necessidade de fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher, através de políticas públicas efetivas, campanhas de conscientização e ações preventivas. É fundamental que toda a sociedade se una para combater esse problema, exigindo uma resposta mais eficiente das autoridades e um engajamento real por parte de toda a população.
Via - A Notícia Alagoas