Por Weverton Bruno
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reiterou sua defesa por investimentos públicos e afirmou que "dinheiro bom é dinheiro transformado em obra." Essa declaração ocorreu durante uma reunião com ministros da área de infraestrutura, realizada no Palácio do Planalto, nesta sexta-feira (3).
A fala de Lula acontece em meio a debates sobre a meta fiscal do governo para o próximo ano. O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que participou da reunião, defende a meta de zerar o déficit nas contas públicas até 2024. No entanto, a ala política do governo defende uma meta com déficit de até 0,5%, a fim de evitar cortes de gastos em um ano de eleições municipais. O próprio presidente já mencionou que a meta de déficit zero é difícil de ser alcançada no próximo ano.
Lula ressaltou que, para o Ministério da Fazenda, o "dinheiro bom" está no Tesouro, mas, para a Presidência, o dinheiro de qualidade é aquele que é investido em obras, como estradas, escolas de todos os níveis e saúde. Ele enfatizou aos ministros a importância de executar os recursos destinados às pastas.
"Se o dinheiro estiver circulando e gerando emprego, é tudo o que um político quer e um presidente deseja", acrescentou o presidente.