Em setembro de 2020, o AEROIN mostrou que Marcus Wandt, que trabalha como Piloto Chefe de Testes na sueca Saab, foi o primeiro piloto a alçar voo em território brasileiro com um caça F-39 Gripen, o mais recente vetor do Força Aérea Brasileira (FAB), desenvolvido em parceria entre a fabricante europeia e a Embraer em Gavião Peixoto (SP).
Depois, já em 2022, o AEROIN também trouxe aos leitores a informação de que o piloto sueco passou a fazer parte das fileiras da Agência Espacial Europeia (ESA) como astronauta.
E agora, durante a noite da quinta para a sexta-feira, 18 e 19 de janeiro, Marcus iniciou sua jornada do Centro Espacial Kennedy, nos Estados Unidos, até a Estação Espacial Internacional, ISS, a cerca de 400 km de altitude. A viagem ocorreu a bordo da espaçonave Dragon da SpaceX, lançada por um foguete Falcon 9, também da SpaceX, conforme as cenas do vídeo a seguir:
A Saab é um dos cofinanciadores do projeto, que visa garantir que a Suécia permaneça na vanguarda da investigação espacial. Na ISS, Marcus Wandt conduzirá pesquisas sobre a ausência de gravidade e contribuirá para a compreensão de como os humanos podem viver e trabalhar fora da Terra.
“Este é um evento significativo e importante para a Suécia e para a Saab; o espaço está se tornando uma área cada vez mais importante para a Suécia e para as nossas capacidades de defesa. O foco da Saab na inovação e tecnologia avançada significa que estamos agora contribuindo para pesquisas e desenvolvimento importantes na área espacial. Estamos orgulhosos de que um dos nossos funcionários seja agora o terceiro sueco no espaço e estamos ansiosos para acompanhar o seu trabalho”, disse Micael Johansson, Presidente e CEO da Saab.
Durante o outono de 2022, Marcus Wandt foi selecionado para o programa espacial da Agência Espacial Europeia (ESA). Na primavera de 2023, foi confirmado que ocorreria uma viagem espacial e Marcus Wandt se tornaria o primeiro astronauta do projeto da ESA. Com isso, ele está atualmente afastado de sua função como Piloto Chefe de Testes do Gripen na Saab.