Por Weverton Bruno
Os moradores do bairro Cruz das Almas podem finalmente desfrutar de uma sensação de segurança após a conclusão de uma significativa obra de proteção de encostas na região, que se estende até a grota do Arroz. Graças à aplicação de tecnologia geocomposta, os temores constantes de deslizamentos que assombravam os moradores agora são coisa do passado. Dayane da Silva Miliano, uma moradora da região, compartilha seu alívio: "Quando chovia, a gente sentia muito medo. Ficava todo mundo acordado com medo da barreira ceder em algum momento, mas agora a gente dorme tranquilo. Quando chove eu nem ligo mais.
A intervenção incluiu a aplicação do geocomposto, seguido por uma cobertura de concreto jateado, proporcionando uma proteção segura e duradoura para os residentes da área de risco. Além de ser uma técnica mais econômica e de execução mais ágil, ela garante a preservação da estrutura do talude, que é o terreno em declive.
Para Thales dos Santos, morador do bairro e proprietário de uma barbearia localizada em frente à encosta, a intervenção trouxe um senso de tranquilidade: "Tanto para a gente que mora aqui embaixo, quanto para quem mora em cima foi só benefício. Agora, ficamos muito mais tranquilos, sem medo de cair a qualquer momento. É a primeira vez que a gente vê um serviço como esse sendo feito aqui."
Essa intervenção faz parte de um amplo plano de obras de proteção e contenção de encostas, destinado a proporcionar maior segurança à população que vive em áreas de risco de deslizamento de terra. A Prefeitura de Maceió já aplicou a mesma tecnologia em outros bairros, como Fernão Velho, Chã da Jaqueira, na Avenida Leste-Oeste e na Grota do Pau D’Arco. Em áreas com declividades mais íngremes, como Chã de Bebedouro, Morada dos Palmares, Grotas da Alegria, Campo Alegre e Macaxeira, a Seminfra está empregando tecnologias de soluções mistas definitivas para a contenção de áreas de encostas, com o objetivo de garantir a segurança dos moradores dessas localidades.
A engenheira da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Alicia Carolina Lourenço, responsável pelas obras de contenção e proteção de encostas, explicou a eficácia da tecnologia: "A utilização do geocomposto em obras de proteção de encosta é uma solução mais rápida e eficiente para locais que apresentam risco de deslocamento de massa em período de chuva. Dessa forma, conseguimos abordar mais pontos críticos de forma eficaz, atendendo às necessidades da comunidade.