por Weverton Bruno
No Senado Federal, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) fez um pronunciamento nesta segunda-feira (2), destacando a posse do ministro Luís Roberto Barroso como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), uma mudança que ele considera significativa para a Corte. Barroso assumiu a presidência, sucedendo à ministra Rosa Weber, que se aposentou na semana passada.
Kajuru ressaltou que a transição representa uma mudança notável, pois Barroso tem um estilo mais proativo em relação à mídia e está disposto a se comunicar abertamente com a imprensa. O senador observou que esse acontecimento ocorre em um momento de tensão entre os Poderes Legislativo e Judiciário, com debates sobre mecanismos para limitar a atuação do STF.
No entanto, Kajuru acredita que Barroso, com sua vasta experiência jurídica e conhecimento das esferas de poder, buscará a pacificação e promoverá o diálogo entre o tribunal e os demais Poderes e a sociedade brasileira. O senador destacou que o novo presidente defende a ideia de que o Judiciário deve ser técnico e imparcial, mas também estar conectado à sociedade.
Barroso expressou sua intenção de aumentar a eficiência da Justiça, avançar na pauta dos direitos fundamentais e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do Brasil, de acordo com Kajuru.