Por Jardel Gonçalves
Mais de R$ 150 mil em multas foram aplicados e 235 aves foram apreendidas durante a Operação Curupira, que ocorreu entre os dias 16 a 22 de setembro, nos municípios de Murici, Messias, Flexeiras, Joaquim Gomes, Novo Lino, Branquinha, União dos Palmares e São José da Lage, em Alagoas.
De acordo com o Instituto do Meio Ambiental de Alagoas (IMA/AL), as espécies dos animais resgatados são: Galo de Campina, Papa Capim, Sanhaço, Sabiá Laranjeira, Sabiá Barranco, Papa Arroz, Craúna, Caboclinho, Canário da Terra, Patativa, Extravagante, Rolinha Caldo de Feijão, Rolinha Fogo Apagou e Sibite.
Também foram apreendidas, de acordo com o IMA, 270 gaiolas e alçapões, nove espingardas e seis armadilhas do tipo tatuzeira. Foram lavrados 16 autos de infrações, somando cerca de R$ 150 mil em multas, com destaque para o auto contra a Fazenda Angelin, devido à aplicação de herbicida por meio de um helicóptero ao longo da mata ciliar do entorno da Estação Ecológica de Murici e interior da Área de Proteção Ambiental (APA) de Murici.
A operação teve o apoio do Instituto do Meio Ambiental de Alagoas (IMA/AL), sob a coordenação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).