Por Vanessa Lima
O Centro de Palmeira dos Índios acordou neste domingo (24) em um tom vibrante e inspirador, com ciclistas de diversos grupos e localidades vestindo camisas amarelas e erguendo a bandeira da valorização da vida. O evento, denominado “Pedal Amarelo”, foi uma poderosa demonstração de apoio à campanha Setembro Amarelo 2023, que trouxe o tema: “Se precisar, peça ajuda”, um movimento voltado para a conscientização e prevenção ao suicídio.
Nas primeiras horas do dia, a alegria contagiante dos participantes transformou a Praça da Independência em uma concentração repleta de amor, solidariedade e serviço. O evento não apenas promoveu a prática saudável do ciclismo, mas também destacou a importância de cuidar da saúde mental e emocional. Para isso, foi montada uma estrutura com serviços disponibilizados pelas secretarias municipais de Saúde (SMS), Assistência Social, Meio Ambiente, Educação e Esporte.
O “Pedal Amarelo” foi uma iniciativa entre a Prefeitura de Palmeira dos Índios, secretarias municipais e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 19ª região. A Juíza Carolina Bertrand falou do Setembro Amarelo como fortalecedor de elos. “De modo amplo, através do prefeito Júlio Cezar, queremos dizer que é uma experiência fantástica estar com vocês aqui, através da alegria, do esporte e de tantas atividades que estão disponibilizadas, graças à força do secretariado que está aqui bem representado. Setembro Amarelo, nós podemos ler ‘Amar Elos’. A gente aprende a fazer e reconstruir elos. Elos que nos fortalecem e nos dão bom ânimo para as caminhadas que fizermos pela frente”, disse a juíza.
A secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Anna Luísa agradeceu a parceria para a realização do evento. “É um evento muito importante para conscientizar as pessoas a ter amor à vida, a pedir ajuda. Agradeço a presença e parceria do TRT, as secretarias municipais, todos unidos para fazer um evento bonito e conscientizar a nossa população acerca da campanha. Um evento único para Palmeira dos Índios”, finalizou a secretária Anna Luísa França.
Via ASCOM - Prefeitura de Palmeira dos Índios