Por Vanessa Lima
A Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão contra um homem nesta quarta-feira (2) no bairro Santa Lúcia, em Maceió, durante uma operação conjunta entre as polícias civis de Alagoas e Santa Catarina. Segundo as investigações, o homem se passava por hacker na internet, aplicando golpes em pessoas interessadas em fraudar concursos públicos.
O suspeito não foi preso. A Polícia Civil havia passado essa informação, mas depois esclareceu que houve apenas apreensão de dispositivos eletrônicos pertencentes a ele, que serão submetidos à perícia técnica para análise.
As investigações da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI-SC) começaram após uma denúncia de que um participante inscrito em um concurso público de Santa Catarina havia contratado um hacker para invadir os sistemas da banca organizadora, com o objetivo de fraudar os resultados.
A polícia descobriu que o suposto hacker, na verdade, aplicava golpes em pessoas que buscavam esse tipo de crime, para acessar equipamentos de terceiros de forma fraudulenta. Assim, o golpista se passava por hacker para enganar quem tentava cometer o crime de fraude.
O mandado de busca e apreensão foi expedido pela Justiça catarinense e cumprido na residência do suspeito, na capital alagoana. Ele foi levado para a sede da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic) e está à disposição da Justiça de Santa Catarina.
A ação policial em Maceió foi comandada pelo delegado Igor Diego, diretor da Deic. Também participaram da operação policiais do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre) e do Núcleo de Inteligência (NI).
Via g1 Alagoas