Por Vanessa Lima
A prefeitura de Palmeira dos Índios voltou com as obras de revitalização da Praça Moreno Brandão, popularmente conhecida como Praça do Açude e, a equipe de reportagem do Portal Agreste Agora conversou com o Secretário de Infraestrutura, Tiago Diogenes, sobre este retorno e como está o andamento da obra.
"A obra está em pleno andamento, realizamos vários serviços na área de convivência, implantamos passeios, pisos, revestimentos na área de concreto armado da “ilha”, bem como já estamos com um quiosque quase finalizado. A terraplanagem dos acessos laterais do Lago do Goití está sendo concluída, na qual serão implantados os passeios laterais, em breve iniciaremos as manutenções nas áreas danificadas pela ação das chuvas, assim como iniciamos as intervenções na área da Praça Moreno Brandão, bem como em breve iremos iniciar as implantações dos guarda-corpos dos futuros passeios, contemplando ao redor do Lago do Goití". Disse o Secretário.
(Fotos: Jairo Campos)
Secretário de Infraestrutura Tiago Diogenes e o Prefeito Júlio Cezar, visitando a obra
Praça Moreno Brandão (Praça do Açude) - Cartão Postal de Palmeira dos Índios
O lago do Açude do Goiti foi construído em 1892, pelo então interventor do Estado de Alagoas, general Gabino Besouro, foi ao longo dos anos, fruto histórias interessantes para os palmeirenses.
O bar Gota D'Água foi construído em sua margem e lá, várias gerações tiveram grandes momentos de encontros e diversão, sendo lembrado até hoje.
O açude têm dez metros de profundidade e houve uma época em que quase toda semana morria alguém. Nessa época o escritor e historiado Luiz B. Torres foi procurado para dar uma resposta lógica ao fenômeno que disse: "É que no momento em que o palmeirense está tomando banho, ele escuta o canto da sereia xucurú/karirí e como diz a lenda, ele tenta encontrar esta mulher-peixe, mas seu organismo não resiste a pressão da água e se afoga”.
Essas ocorrências chamaram tanto a atenção da imprensa, que o jornal Gazeta de Alagoas mandou uma equipe de repórter para documentar o fato.
Na praça ao lado do açude existe a estátua da Índia, que simboliza as tribos indígenas que povoam a região e é considerada um dos mais belos cartões postais da cidade.
Estátua da Índia, cartão postal da cidade
Praça do açude, em 1932.