Por Weverton Bruno
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) anunciou na sexta-feira (17) o resultado final do processo seletivo para Gerentes Especiais Regionais, que desempenharão funções nas Gerências Especiais de Educação (GEE) no biênio 2024-2025. O resultado pode ser acessado no site da Seduc (www.educacao.al.gov.br), e o processo seletivo incluiu cinco etapas, com as três primeiras sendo eliminatórias: inscrição; apresentação de um estudo de caso; entrega de um plano de gestão e documentação do candidato; entrevista; análise do currículo e do plano de gestão do candidato.
Os selecionados assumirão como subgerentes regionais a partir da próxima semana, atuando nessa função até o final de dezembro. A partir de janeiro de 2024, eles assumirão como Gerentes Especiais Regionais.
As Gerências Especiais de Educação são representações da Seduc em todo o estado, valorizando o trabalho de gestores escolares que alcançam bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e possuem práticas bem-sucedidas de gestão escolar desde 2015. Essas gerências são responsáveis por garantir a qualidade da educação em suas regiões, promovendo a formação continuada de professores e gestores, além de desenvolver ações para melhorar o desempenho escolar. Elas também desempenham um papel crucial na articulação entre escolas, Seduc, Estado e Municípios, fortalecendo o Regime de Colaboração.
A lista dos professores selecionados como Gerentes Especiais Regionais, suas escolas de origem e os respectivos IDEBs alcançados em 2021 pode ser conferida abaixo: