O Governo Federal lançou nesta terça (19) o aplicativo Celular Seguro que permite o bloqueio completo de celulares roubados ou furtados. A ideia é inutilizar o aparelho rapidamente e de modo remoto para evitar que criminosos tenham acesso aos dados da vítima.
O lançamento partiu de um acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por meio do fornecimento do código IMEI (número único de identificação do aparelho - que pode ser acessado nas configurações do celular).
O aplicativo esté disponível para ser baixado gratuitamente pela App Store (iPhone - clique aqui para baixar) e Google Play (Android - clique aqui para baixar) . Para ter acesso às funcionalidades, é necessário ter uma conta no domínio do governo gov.br. O perfil é o mesmo usado para declarar Imposto de Renda ou ter acesso à carteira de habilitação digital.
No ato do cadastro, o usuário poderá indicar uma pessoa de confiança que poderá fazer o bloqueio em caso de roubo ou furto com apenas um clique. Alternativamente, a vítima poderá realizar o pedido de inutilização ela própria assim que tiver acesso à conta novamente.
O lançamento do aplicativo é uma medida de segurança pública que tem o objetivo de desencorajar este tipo de crime, que cresceu 16,6% em 2022 em relação ao ano anterior, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
No ano passado, cerca de 1 milhão de celulares foram roubados ou furtados, sendo 30% deles em São Paulo. Desse total, cerca de 508 mil foram roubados e 490 mil furtados.
Quadrilhas usam os aparelhos roubados para acessar contas bancárias e realizar golpes em nome da vítima. Além, de claro, tentar repassar o celular, por meio de revenda.
Redação