Ao vivo

Rádio Nova FM 92.5

Notícias

Tanque d’Arca cria rota turística para Cachoeira do Boi e Cachoeira da Escadinha

Por Redação
junho 4, 2024

A Prefeitura de Tanque d’Arca, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, organizou nesta quinta-feira, 30, uma expedição de mapeamento do acesso à Cachoeira do Boi e Cachoeira da Escadinha, em Tanque d’Arca.

A 1ª Expedição contou com a participação da comunidade que vem estudando oportunidades empreendedoras construídas pela Prefeitura, em parceria com a Instância Quilombo.

A Prefeitura e a Instância estão criando mecanismos para inserir as rotas do município no mapa do turismo brasileiro. Vale ressaltar, que o município de Tanque d’Arca já recebeu o certificado de inclusão no Mapa do Ministério do Turismo.

O prefeito Will Valença é empreendedor e visionário. Tem feito muitos investimentos no município, principalmente em logística, capacitação dos empreendedores locais e divulgação segmentada voltada para o turismo de aventura, ecológico, religioso, contemplação e rural. “O turismo em Tanque d’Arca já é uma realidade. Batalhamos muito para isso acontecer. As oportunidades já estão chegando e a comunidade vai colher os frutos que plantamos”.

O secretário municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Helvio Peixoto, acompanhou o grupo e realizou o percurso inteiro para viver a experiência e continuar os trabalhos de pesquisa.  “Nos próximos dias uma nova expedição estará desbravando mais duas outras rotas que também farão parte desta inclusão no mapa do turismo”.

 

Pedra do cruzeiro em Tanque d’Arca é a maior do nordeste para praticar rapel

A maior pedra do Nordeste, já estruturada, para fazer rapel está localizada em Tanque d’Arca, agreste alagoano. São 230 metros de escalada. A cidade vem sendo estudada pelo seu potencial turístico e, por falar em estudo, neste domingo, 26, vai acontecer oficialmente o primeiro evento de rapel no município. A concentração é na praça central e a subida começa 8h.

A Federação Alagoana de Esporte de Aventura, a Oriente Extreme e a 082 Adventure  já fizeram o mapeamento do local, inclusive com a presença do Tiro de Guerra 007 de Palmeira dos Índios, testaram a descida e, agora, vão validar o roteiro do turismo de aventura com um público de atletas experiente, oriundos de algumas cidades de Alagoas.

O evento e todo estudo de viabilidade que vem sendo realizado pelas empresas contam com o apoio da Prefeitura de Tanque d’Arca, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo.

Na praça central terá uma parede de escalada e slackline para incentivar a comunidade a conhecer os esportes de aventura, inclusive as crianças.

Jacson Silva, da 082 Adventure, conhece bem a pedra e contou que “o sistema de ancoragem já foi montado. Serão 4 vias de descida, todas testadas. Até o Exército fez instrução de rapel nessa pedra na sexta-feira, 24”.

Além de testar as descidas, os integrantes do Exército também contribuíram com o recolhimento de lixo que estava em locais de difícil acesso nas pedras. Para isso utilizaram técnicas de rapel.

“A Prefeitura de Tanque d’Arca reconhece o potencial do município para o turismo de aventura, ecológico, de contemplação e religioso. Estamos estudando possibilidades de tirar esse sonho do papel, buscando recursos para a execução dos projetos e a parceria com uma empresa experiente ajuda a acelerar esse processo na construção dos roteiros turísticos que vão gerar emprego e renda para a comunidade”, evidenciou o prefeito Will Valença.

Por Vanessa Lima, com ASCOM-Prefeitura de Tanque d'Arca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco

Rua José Pinto de Barros, Nº  26
 Centro
Palmeira dos índios - AL

E-mail: siteagresteagora@gmail.com

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram