Por Weverton Bruno
A partir de 2024, a vacinação contra a Covid-19 no Brasil tomará uma nova abordagem, com a inclusão da imunização no Calendário Nacional de Vacinação. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (31), e essa medida visa priorizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos e grupos com maior risco de desenvolver formas graves da doença.
Entre os grupos prioritários para a vacinação anual contra a Covid-19 estão:
Essa inclusão no Calendário Nacional de Vacinação passou por avaliação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI). De acordo com Ethel Maciel, secretária de Vigilância e Saúde do Ministério da Saúde, essa medida torna as vacinas contra a Covid obrigatórias no calendário das crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, além de estabelecer a vacinação anual para os grupos prioritários.
Para promover essa iniciativa, o Ministério da Saúde lançará uma nova campanha publicitária na primeira semana de novembro. A campanha visa enfatizar a importância da testagem, vacinação e tratamento contra a Covid-19. Segundo Maciel, a doença ainda causa a perda de cerca de 42 vidas por dia em todo o país.
Atualmente, a vacinação contra a Covid-19 é disponibilizada de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para todos os indivíduos com mais de 6 meses de vida, em todo o Brasil.