Notícias

Você conhece a Síndrome da Visão do Computador?

Por Redação
janeiro 5, 2024

A vida moderna é quase sinônimo de ter um computador, tablet ou smartphone. Esses dispositivos digitais são onipresentes tanto no trabalho como em casa. Mas você já deve ter percebido que usar um computador ou uma tela digital faz com que os olhos trabalhem mais. Tanto é que o tempo de tela prolongado é responsável por um grupo de problemas relacionados aos olhos e a visão conhecidos como Síndrome da Visão do Computador. Isso é preocupante porque também pode levar a uma série de outros problemas de saúde.

Se você fica sentado na frente de uma tela o dia todo por causa do trabalho, precisa saber exatamente quais são as causas dessa síndrome, seus sintomas e como neutralizar esse distúrbio cada vez mais comum.

Impacto do tempo de tela -

Você sabia que crianças de 8 a 18 anos passam, em média, 7,5 horas por dia na frente de uma tela para se divertir? E durante esse tempo, cerca de 4,5 horas são usadas para assistir TV.

Estatísticas de tempo de uso -

De acordo com estatísticas publicadas pela organização sem fins lucrativos KFF (anteriormente chamada de The Kaiser Family Foundation), com sede na Califórnia, ao longo de um ano, essas horas somam 114 dias inteiros na frente de uma tela como diversão.

Em casa e na escola -

E esse é apenas o tempo gasto para entretenimento! Não inclui o tempo que os jovens de 8 a 18 anos passam na frente do computador para fins educacionais na escola ou em casa para fazer o dever de casa.

A visão do futuro -

Esta revelação não é nenhuma surpresa, é claro. Nos dias de hoje, as telas são difíceis de evitar e, em alguns casos, viciantes.

De olho nos distúrbios de visão -

Normalmente, passar duas ou mais horas consecutivas por dia na frente de um telefone, computador ou tablet é tempo suficiente para causar distúrbios de visão.

Acima do limite -

O risco é agravado se o seu trabalho exige que você fique o dia todo sentado na frente da tela do computador. Aqueles que trabalham assim, efetivamente triplicam esse limite em apenas um dia de trabalho – e isso não inclui o tempo que passam assistindo TV ou usando as redes sociais.

Problemas visuais -

Aumentar tanto o tempo de tela pode gerar sérios problemas visuais e o desenvolvimento da síndrome da visão do computador, também conhecida como cansaço visual digital.

O que é a síndrome da visão do computador? -

A Associação Americana de Optometria descreve essa síndrome como um grupo de problemas relacionados aos olhos e à visão, resultados do uso prolongado de computadores, tablets, leitores eletrônicos e celulares.

Muito tempo olhando para a tela -

De acordo com a Associação Americana de Optometria, o trabalhador americano médio passa sete horas por dia no computador, seja no escritório ou trabalhando em casa. Esse é aproximadamente o mesmo período de tempo que jovens de 8 a 18 anos passam na frente de uma tela para se divertir.

Como a síndrome se desenvolve? -

A síndrome é o resultado de olhar para uma tela que emite luz intensa e ter que focar e refocar os olhos em um computador ou outro dispositivo de tela por períodos prolongados e contínuos.

Sintomas da síndrome -

Os sintomas típicos da síndrome da visão do computador incluem fadiga ocular. Geralmente isso provoca uma visão borrada ou dupla.

Olhos secos -

Também é comum o olho seco. Isso acontece porque a gente não pisca o suficiente, hábito que se tem ao ler ou olhar para a tela do computador por períodos longos. Assim, os olhos ficam doloridos e cansados.

Dores de cabeça -

A síndrome invariavelmente causa dores de cabeça. Quanto mais intensa for a luz emitida por uma tela, maior será a chance de dor e desconforto. O que faz com que prestar atenção seja cada vez mais difícil.

Fotofobia -

Se você já é sensível à luz, uma tela brilhante não vai ajudar. Na verdade, a síndrome, em alguns casos, pode induzir hipersensibilidade à luz, tanto natural como artificial.

Outros sintomas -

Tonturas, olhos vermelhos e tremores nas pálpebras são regularmente citados como sintomas dessa síndrome.

Má postura -

Mas não são apenas os olhos os órgãos afetados pela síndrome da visão do computador. Lesões relacionadas à postura causadas pelo uso do computador podem reduzir a circulação de sangue nos músculos, ossos, tendões e ligamentos. Em casos extremos, pode causar dores no pescoço e nas costas para a vida toda.

Falta de sono -

Muita gente já sabe que as telas emitem luz azul, o que interrompe e suprime a produção de melatonina, o hormônio do sono.

Menos melatonina -

Ao atrasar a liberação de melatonina, a tela aumenta o tempo que levamos para dormir e nos leva a ter um sono menos reparador no geral. Sabe-se que a falta de sono promove o desenvolvimento de glaucoma, uma doença ocular que, se não for tratada, pode causar perda de visão e cegueira ao danificar um nervo na parte posterior do olho chamado nervo óptico.

Como neutralizar a síndrome -

Existem várias maneiras de combater a síndrome. Em primeiro lugar, sente-se a uma distância adequada da tela ou monitor do computador, não mais do que 65 cm. Quando estiver sentado, posicione a tela em linha reta, com a parte superior da tela aproximadamente 5–7 cm acima do nível dos olhos.

Adote a regra 20-6-20 -

A regra 20-6-20 é uma forma útil de neutralizar a síndrome. Basicamente, a cada 20 minutos usando uma tela, você deve tentar desviar o olhar para algo que esteja a 6 metros de distância por 20 segundos.

Use colírio -

Os olhos secos podem ser acalmados e lubrificados com colírios. Consulte um oftalmologista para ter as melhores recomendações.

Pisque com mais frequência -

Tente fazer um esforço consciente para piscar com mais frequência ao trabalhar na frente de uma tela. Isso pode parecer estranho, mas é incrível a frequência com que nos esquecemos de piscar quando olhamos para um monitor ou quando nos concentramos bastante. Piscar regularmente pode aliviar os olhos secos e o cansaço visual.

Consulte um oftalmologista -

Faça questão de visitar um oftalmologista pelo menos uma vez a cada dois anos. Oftalmologistas são capazes de detectar com precisão doenças oculares ou outras anormalidades em estágios iniciais. O diagnóstico precoce pode levar a tratamentos que ajudarão a prevenir a perda de visão.

Higiene das pálpebras -

A saúde ocular se estende à higiene das pálpebras. Lavar o rosto com água morna e ter certeza de que as pálpebras e os canais lacrimais estejam limpos ajuda a diminuir o aparecimento da síndrome.

Feche os olhos e ouça -

Aproveite o tempo de inatividade sem tela fechando os olhos e ouvindo música ou um podcast interessante. Além de dar um descanso aos olhos, relaxar assim dá um impulso à mente e ao corpo.

Hidrate-se -

Beber bastante água todos os dias é crucial por vários motivos, um deles é ajudar a reduzir o cansaço visual. Manter-se hidratado também mantém os olhos saudáveis.

Exercícios -

Praticar exercícios sentado em uma cadeira o dia todo não é fácil. Mas há uma rotina que você deve realizar diariamente: o “estalo no peito”. Ao contrair o peito enquanto está sentado, você ajuda a envolver e fortalecer os músculos entre as omoplatas. Fazer isso de tempos em tempos evita que você se debruce sobre o teclado.

Levante e se mova -

Melhor ainda, se você tiver espaço para se mexer, levante-se e mova-se. Estique as pernas, ajuste a postura, pegue uma água ou um café.

Verifique a tecnologia -

A propósito, a qualidade técnica de uma tela ou monitor de computador é importante. Certifique-se de estar trabalhando com uma tela de alta resolução e configurações de alta precisão de cores RGB. Um painel sem LED também é recomendado.


Tamanho importa 
-

O tamanho da fonte ou do texto, é um número que mede o tamanho dos caracteres (como letras, números e sinais de pontuação) em uma tela ou página impressa. Os computadores permitem aumentar o tamanho da fonte, o que ajuda a reduzir o cansaço visual.

Fontes: (KFF) (AOA) (National Eye Institute) (Princeton University Health Services) (National Sleep Foundation)

Redação com Star Insider

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco

Rua José Pinto de Barros, Nº  26
 Centro
Palmeira dos índios - AL

E-mail: siteagresteagora@gmail.com

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram