Por Vanessa Lima
As autoridades policiais registraram pelo menos 10 casos de violência contra a mulher no último final de semana, segundo a Polícia Civil de Alagoas. A delegada Ana Luiza Nogueira, titular da 2ª Delegacia Especializada dos Direitos da Mulher de Maceió, destacou que nove pessoas foram presas nos respectivos casos.
"Tivemos 9 situações com todos os agressores presos na capital e região Metropolitana. Existem dois indicadores positivos. Primeiro, que todos foram autuados em flagrante e submetidos a audiência de custódia, vão responder penalmente presos. Isso é importante, pois reduz aquele sentimento de impunidade que ainda perpassa nesse tipo de ocorrência", afirmou a delegada.
Nogueira citou ainda que em mais da metade dos casos não houve agressão física em si.
"Outro dado importante é que, dessas ocorrências, 60% foram crimes de ameaça. Anteriormente a maioria dos autos de prisão em flagrante ocorria em situações graves, como lesões corporais graves ou gravíssimas e até tentativa de feminicídio. Aqui temos um indicador muito grande de agressores presos por crime de ameaça, isso demonstra que as mulheres estão também mais confiantes nos órgãos de segurança e estão procurando efetuar o registro da denúncia".
Via TNH1