Por Jardel Gonçalves
Moradores próximos à usina petroquímica disseram ter sido alertados sobre um vazamento químico. A empresa esclareceu que não houve vazamento e que o alerta registrado foi acionado por engano.
Na manhã desta quarta-feira (5), o alarme de evacuação da petroquímica Braskem foi disparado falsamente, e moradores das comunidades Pontal da Barra e Trapiche entraram em pânico. A empresa esclareceu que testa o alerta semanalmente, mas desta vez houve um erro de configuração no conteúdo da mensagem enviada e que já foi corrigido.
A Braskem é uma empresa de plásticos químicos localizada em uma área urbana residencial entre a Praia do Sobral e a Lagoa Manguaba. Moradores próximos relataram que ouviram o alarme de um derramamento de produto químico e deveriam ir à praia.
A Braskem informa que a sirene de alarme será testada nas comunidades do entorno da unidade Pontal da Barra todas as quartas-feiras. Um teste realizado na manhã de hoje (05) revelou um erro no conteúdo da mensagem enviada, que já foi corrigido. Informamos também que já entramos em contato com as comunidades através do Conselho Consultivo Comunitário (CCC) para informar sobre o erro. A Braskem confirma que está em contato constante com as comunidades e autoridades por meio de reuniões periódicas do programa APELL