Notícias

Após lançar esgoto em rua no Centro de Maceió, BRk é autuada

Por Redação
janeiro 9, 2024

A concessionária de água e esgoto de Maceió, BRK Ambiental, foi autuada, nesta terça-feira (9), após causar transbordamento de esgoto sem tratamento na Avenida Deputado Humberto Mendes, às margens do Riacho Salgadinho.

O problema foi identificado após denúncias da população, que relatou intenso transbordamento nos poços de visita, nas proximidades da estação elevatória de esgoto da BRK, no Centro de Maceió. O alagamento causou transtornos para os moradores e para quem passava na avenida, além do dano ambiental ao lançar de forma irregular os efluentes sem tratamento na via, que acabaram chegando ao Riacho Salgadinho, que deságua no mar.

A infração cometida pela BRK está descrita no Código Municipal de Meio Ambiente (Lei Nº 4548/96), nos artigos 113 e 177, que dispõem sobre a proibição do lançamento de esgoto, mesmo que tratado, nas praias ou na rede de águas pluviais, e no artigo 178, incisos III e XX, que tratam sobre a falta de comunicação ao órgão ambiental do episódio e do despejo de efluentes na rede de colisão de águas pluviais. Após o recebimento da autuação, a empresa terá 30 dias para apresentar defesa junto à Semurb.

Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), que atua de forma integrada com a Semurb na Operação Línguas Sujas, também estiveram no local e realizaram o reparo na rede de drenagem.

A BRK informou em nota que o problema foi solucionado ainda nesta terça-feira (9) e que os serviços incluíram a reposição do pavimento. Confira nota na íntegra:

A BRK informa que o extravasamento da rede, que teve início por volta das 7h30 da manhã desta terça-feira (9), foi resolvido em menos de duas horas – tempo que já inclui o reparo no pavimento. O problema ocorreu após uma parada na Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Salgadinho.

As equipes operacionais da empresa identificaram a ocorrência por meio do Centro de Controle Operacional (CCO) e, enquanto a manutenção no equipamento ocorria, veículos da concessionária foram enviados para conter os pontos de extravasamento.

Outras atuações

Ainda nesta terça-feira, a BRK Ambiental foi autuada por outros dois crimes ambientais no bairro Jaraguá. Durante as fiscalizações, foram identificados o extravasamento da rede esgoto na Rua Rocha Cavalcante e a ligação clandestina da rede de esgoto da BRK à rede de galerias de águas pluviais na Rua Sá e Albuquerque.

Como denunciar

A população pode denunciar infrações ambientais, ao entrar em contato pelo número (82) 3312-5242 ou enviar um e-mail para coord.fiscalizacaoambiental@sedet.maceio.al.gov.br.

A colaboração da sociedade desempenha um papel fundamental na preservação do meio ambiente.

Redação com Gazetaweb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco

Rua José Pinto de Barros, Nº  26
 Centro
Palmeira dos índios - AL

E-mail: siteagresteagora@gmail.com

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram