Notícias

Boletos do IPVA e licenciamento anual estarão disponíveis para impressão e pagamento a partir do dia 8

Por Redação
janeiro 2, 2024

Os boletos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do licenciamento anual 2024, a antiga amarelinha, estarão disponíveis para impressão e pagamento a partir do dia 8 de janeiro.

A partir dessa data, a Guia de Licenciamento pode ser encontrada no site do Detran Alagoas, enquanto que o boleto do IPVA vai estar disponível no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Em ambos os casos, a placa do veículo deve ser informada junto com o número do Renavam.

No dia 8 de janeiro também vão estar disponíveis para emissão os boletos referentes ao ano de 2023 que não foram pagos. Para evitar golpes é importante baixar os boletos diretamente dos sites oficiais ou procurar uma agência do departamento de trânsito ou Sefaz.

No caso do IPVA, os donos de veículos poderão pagar o imposto em parcela única ou dividido em 6 vezes. Quem optar por pagar em parcela única até 31 de janeiro terá 5% de desconto.

Cada final de placa possui uma data de vencimento para pagamento da cota única sem desconto ou da primeira parcela. Confira abaixo as datas:

  • Placas de finais 1 e 2 - pagamento até 29 de fevereiro
  • Placas de finais 3 e 4 - pagamento até 28 de março
  • Placas de finais 5 e 6 - pagamento até 30 de abril
  • Placas de finais 7 e 8 - pagamento até 31 de maio
  • Placas de finais 9 e 0 - pagamento até 28 de junho

Em 2024 o valor das alíquotas do IPVA não terá alteração, de modo que os percentuais continuam variando entre 2% e 3,5% de acordo com o tipo de veículo.

O que acontece se atrasar o pagamento do IPVA?

O imposto ficará sujeito ao acréscimo de multa e juros, estabelecidos na Lei 6.555/2004, e atualização monetária, conforme couber. Fica vedada a transferência para outra unidade da Federação da propriedade de veículo que possua débito fiscal, inclusive objeto de parcelamento não quitado.

É possível pagar o licenciamento (amarelinha) sem pagar o IPVA?

Sim. A taxa de licenciamento do Detran pode ser emitida pela internet sem precisar condicionar ao pagamento da 1ª parcela ou da cota única do IPVA. De acordo com o Detran, cada cobrança tem prazos de validade distintos.

Quais são os prazos de pagamento da guia da amarelinha?

De acordo com o Detran, o prazo limite para pagamento da taxa do Detran é a data de validade de cada CRLV. Essas datas também seguem ordem do número final das placas dos veículos, mas em um calendário diferente do IPVA, porque são definidas pelo Detran.

Redação com G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco

Rua José Pinto de Barros, Nº  26
 Centro
Palmeira dos índios - AL

E-mail: siteagresteagora@gmail.com

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram