Os boletos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do licenciamento anual 2024, a antiga amarelinha, estarão disponíveis para impressão e pagamento a partir do dia 8 de janeiro.
A partir dessa data, a Guia de Licenciamento pode ser encontrada no site do Detran Alagoas, enquanto que o boleto do IPVA vai estar disponível no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Em ambos os casos, a placa do veículo deve ser informada junto com o número do Renavam.
No dia 8 de janeiro também vão estar disponíveis para emissão os boletos referentes ao ano de 2023 que não foram pagos. Para evitar golpes é importante baixar os boletos diretamente dos sites oficiais ou procurar uma agência do departamento de trânsito ou Sefaz.
No caso do IPVA, os donos de veículos poderão pagar o imposto em parcela única ou dividido em 6 vezes. Quem optar por pagar em parcela única até 31 de janeiro terá 5% de desconto.
Cada final de placa possui uma data de vencimento para pagamento da cota única sem desconto ou da primeira parcela. Confira abaixo as datas:
Em 2024 o valor das alíquotas do IPVA não terá alteração, de modo que os percentuais continuam variando entre 2% e 3,5% de acordo com o tipo de veículo.
O imposto ficará sujeito ao acréscimo de multa e juros, estabelecidos na Lei 6.555/2004, e atualização monetária, conforme couber. Fica vedada a transferência para outra unidade da Federação da propriedade de veículo que possua débito fiscal, inclusive objeto de parcelamento não quitado.
Sim. A taxa de licenciamento do Detran pode ser emitida pela internet sem precisar condicionar ao pagamento da 1ª parcela ou da cota única do IPVA. De acordo com o Detran, cada cobrança tem prazos de validade distintos.
De acordo com o Detran, o prazo limite para pagamento da taxa do Detran é a data de validade de cada CRLV. Essas datas também seguem ordem do número final das placas dos veículos, mas em um calendário diferente do IPVA, porque são definidas pelo Detran.
Redação com G1