Ao vivo

Rádio Nova FM 92.5

Notícias

Brasil vence Peru por 3 x 0 na estreia do Sul-Americano

Por Redação
agosto 26, 2023

Por Vanessa Lima

O Brasil superou o Peru na estreia do campeonato Sul-Americano masculino de vôlei neste sábado. Vitória por 3 sets a 0, parciais 25/18, 25/18 e 25/11. Felipe Roque saiu do banco para ser o destaque do jogo com sequência de nove pontos de saque. Na história, a seleção jamais perdeu uma edição do campeonato. São 33 vitórias no currículo - a Argentina levou o título em 1964, quando os brasileiros não participaram. O evento faz parte da corrida olímpica e vai até o dia 30 deste mês, no ginásio do Geraldão, no Recife. O sportv2 transmite o Sul-Americano ao vivo.

O próximo confronto do Brasil será contra o Chile neste domingo, às 19h30min. Na sequência, a seleção enfrentará a Colômbia e a Argentina. O clássico contra os "hermanos", que bateram os brasileiros na disputa do bronze olímpico em Tóquio 2020, será no último dia do torneio, quarta-feira, às 20h30min. No Sul-Americano, todas os times se enfrentam. Ao final das quatro rodadas, quem tiver mais pontos na classificação, leva a medalha de ouro do torneio.

O Jogo

O Brasil começou o jogo com Bruninho, Lucão, Lucarelli, Leal, Judson e Alan, além do líbero Maique. Franco atirador, o Peru chegou a pressionar a seleção nos pontos iniciais. Porém, após passagem de Alan no saque, com dois aces, o placar que esteve igualado até o 11 a 11, disparou para o lado verde e amarelo. Leal também soltou o braço no serviço, deixando o Brasil confortável para fechar o primeiro set em 25 a 18.

A segunda parcial foi semelhante, com o Peru fazendo frente ao Brasil apenas nos pontos iniciais. Com a inversão do 5-1 na entrada do levantador Cachopa e do oposto Felipe Roque, os brasileiros chegaram aos 5 pontos de vantagem no 18 a 13. Roque entrou atacando bem e com dois pontos de ace. Ainda no segundo set, Renan Dal Zotto aproveitou para dar rodagem para Adriano, Honorato e o líbero Thales.

O Brasil jogou o terceiro set com equipe 100% diferente daquela que iniciou a partida. Cachopa, Otávio, Adriano, Honorato, Roque, Flávio e o líbero Thales responderam à altura. Com o Peru também modificado com a entrada de Despaigne, a seleção contou com a ótima atuação de Felipe Roque para se manter na frente no placar. O oposto fez impressionantes nove pontos de saque. Vitória tranquila por 25 a 11.

Além do título

Além da disputa pelo título do torneio em si, há ainda uma competição paralela por pontos no ranking mundial, que pode definir quem vai aos Jogos Olímpicos de Paris. E a briga brasileira é direta com a Argentina.

A explicação é complexa. Serão 12 times em Paris. A França, dona da casa, já está garantida. Mas seis equipes se classificarão diretamente pelo Pré-Olímpico, que começa no dia 30 de setembro. As outras sairão do ranking mundial, com prioridade para os continentes que ainda não tenham conquistado vaga. Ou seja, se Brasil e Argentina não se classificarem no Pré-Olímpico, vão depender do ranking. E brigarão pela vaga prioritária para a América do Sul para não dependerem das vagas que sobrarão.

É uma hipótese pequena, mas que a comissão técnica brasileira vem estando atenta desde a Liga das Nações. Hoje, o Brasil é quarto no ranking, com a Argentina em sétimo, mas o ranking é bastante fluído e apenas quarenta pontos separam os dois times.

- Uma coisa que a gente fala muito aqui: todo jogo vale muito, todo jogo vale uma vaga olímpica. Independente do jogo. Você tem muitas vezes pouco a ganhar e muito a perder. E outras vezes é muito importante você buscar aquele pontinho extra porque o ranking hoje define muita coisa. E com certeza nesse sul-americano o foco é total jogo por jogo. Em especial o último jogo contra Argentina, que é um adversário que sempre tentando manter esse compromisso com a vitória de tentar vencer mais um sul-americano - explicou o técnico Renan Dal Zotto.

Veja os confrontos do Brasil:

  • 26 de agosto: Brasil 3 x 0 Peru - 25/18, 25/18 e 25/11
  • 27 de agosto: Brasil x Chile (19h30)
  • 28 de agosto: Brasil x Colômbia (20h30)
  • 30 de agosto: Brasil x Argentina (20h30)

Via Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco

Rua José Pinto de Barros, Nº  26
 Centro
Palmeira dos índios - AL

E-mail: siteagresteagora@gmail.com

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram