O CRB entra em campo, nesta quarta feira (26), para enfrentar o Altos, às 21h30, no Estádio Rei Pelé, em partida válida pela penúltima rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. O Alvirubro ainda precisa confirmar sua classificação para a segunda fase, mesmo já estando no G4 do grupo A.
O Galo só depende de si para passar de fase, porém, um tropeço pode significar um desastre, já que a situação de seu grupo é delicada. O CRB é segundo colocado com 12 pontos, atrás apenas do Sport com 14 pontos. A questão são os clubes atrás do Regatas.
O 3° e o 4° colocados, Ceará e Botafogo-PB, respectivamente, têm a mesma pontuação do time de Daniel Paulista, além do Vitória na 5° colocação, Maranhão na 6°, ambos com 11 pontos, e o River-PI com 10 pontos na 7° colocação. Todos, a depender da combinação de resultados, podem tirar o CRB do G4.
O retrospecto rescente do alvirubro praiano é o que tranquiliza o torcedor regatiano. Nas últimas três temporadas, o CRB se classificou para a segunda fase; em nenhuma delas, o Galo conseguiu o 1° ou 2° lugar, chance que é existente dessa vez.
Em 2023 o clube passou em 4° lugar atrás de Sport, Fortaleza e Ferroviário-CE, mas, teve uma vantagem de 4 pontos em relação ao 5° colocado. Em 2022, novamente um amargo 4° lugar, ficando atrás de Ceará, Botafogo-PB e Náutico. No ano de 2021 um desempenho razoável deixou o clube em 3° lugar atrás apenas dos favoritos do grupo, Bahia e Ceará.
O ano de 2020 ficou marcado como o pior desempenho do Galo dentre as últimas edições, pois o clube sequer se classificou para segunda fase. O time encerrou sua participação em 6° com 8 pontos, ficando com dois pontos de diferença para o 4° colocado.
Outro dado do CRB em classificações de Copa do Nordeste é que, desde que a competição adotou o modelo com dois grupos de 8 clubes, o Galo jamais conseguiu a classificação entre os dois primeiros colocados. Com isso, em todas as vezes que o Regatas passou de fase, decidiu o mata-mata fora de casa.
Redação com Gazetaweb