Ao vivo

Rádio Nova FM 92.5

Notícias

Conselho Tutelar de Palmeira dos Índios fala sobre andamento das eleições para conselheiros 2023

Por Redação
agosto 7, 2023

Por Vanessa Lima/Reportagem-Éverton Luís

No próximo dia 01 de Outubro ocorrerá as eleições para novos conselheiros tutelares de Palmeira dos Índios e, a reportagem da rádio Nova FM esteve com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e adolescente (CMDCA), D'avila Machado e o assessor jurídico do pleito para conselheiro tutelar Dr. Floriano Julião.

"Estamos nos aproximando de um momento de extrema importância, o processo unificado que irá escolher os conselheiros tutelares dos próximos quatro anos e, por mais que seja uma eleição voluntária é importante à sociedade escolher os representantes que irão ocupar esse cargo de grande relevância para o município.

Temos 14 candidatos, alguns desses já estão atuando e tentarão prosseguir com seu trabalho pelo voto popular, outros estão tentando pela primeira vez entrar nesse processo.

Orientamos aos eleitores que saibam o histórico do candidato que escolher votar com muita responsabilidade, pois é um órgão sério e de extrema importância para a sociedade". Disse D'avila Machado.

A eleição tem o apoio do TRE e serão usadas urnas eletrônicas que serão distribuídas em quatro escolas. No decorrer dos dias, será passado informações mais oficiais quanto ao local, assim que for concluído todos os trâmites com o TRE.

As pessoas que tiraram o título até o dia 10 do mês de julho poderão estar exercendo o seu direito como cidadão. O resultado será divulgado no fim do dia primeiro de outubro, podendo ser finalizado até o dia seguinte.

"Nós temos um pleito de eleição direta, escolhida pela população, esses candidatos ocuparão os cinco lugares do Conselho aqui do município e, como não é uma eleição obrigatória é importante que a população se conscientize e participe para que nós tenhamos candidatos escolhidos para representar o desejo da sociedade na proteção e defesa das crianças e adolescentes da nossa cidade.

Teremos regras visando dar maior isonomia entre os candidatos, para acontecer um pleito eleitoral justo, com maior igualdade entre os candidatos, evitando vários tipos de abusos e propagandas que favoreçam ou prejudiquem qualquer outro candidato. É importante destacar que o cargo de conselheiro tutelar não é político, é representativo e escolhido de forma livre". Finalizou Dr. Floriano Julião.

Todas as pessoas que tem o título regularizado poderão votar. O eleitor precisar levar o título e um documento de identificação para o local de votação e tudo será divulgado no diário oficial e nas redes sociais do CMDCA.

O candidato poderá divulgar a sua intenção a conselheiro apenas através de santinhos e botons, constando seu nome ou uma referência de como seja conhecido pela população, o seu número e se tiver algum serviço prestado na área de criança e adolescente também poderá informar.

Não será permitido promessas do que fará, caso eleito e, está vedado completamente o uso do poder econômico, para compra de votos, distribuição de cestas básicas e qualquer outra coisa dessa natureza

Essa será a primeira eleição para conselheiro tutelar que acontecerá com uso da urna eletrônica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco

Rua José Pinto de Barros, Nº  26
 Centro
Palmeira dos índios - AL

E-mail: siteagresteagora@gmail.com

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram