Por Vanessa Lima
A atriz Daniela Escobar protagoniza uma das polêmicas de maior repercussão na internet nos últimos dias. Tudo começou na terça-feira (25), quando viralizou o vídeo de uma entrevista da gaúcha ao podcast Papagaio Falante em que ela afirma que enfermeiras "se arrumam para catar médico".
Seus comentários geraram revolta, principalmente, entre profissionais da área, e o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) chegou a emitir uma nota de repúdio. Daniela, por sua vez, se disse surpresa com essa reação.
Em entrevista ao Gshow, nesta quinta (27), a atriz acusou sites e programas de fofoca de terem retirado suas falas de contexto, induzido o público a interpretações equivocadas.
Replicaram partes isoladas do que foi dito, incitando ódios absolutamente desnecessários entre a classe das enfermeiras e eu. E não param de replicar. Meu comentário foi sobre a minha surpresa ao ver enfermeiras muito maquiadas em uma ocasião em que estive hospitalizada, em comparação com a realidade mostrada nas novelas onde não usam maquiagem alguma — explicou ela, acrescentando estar recebendo ataques virtuais: — Como não assisti a nenhum desses programas onde replicaram, não sei exatamente quais comentários fizeram em cima do que foi dito para que a classe das enfermeiras esteja se sentindo tão ofendida a ponto de invadirem meu Instagram, me insultando absurdamente como estão fazendo.
A artista declarou também que sua intenção no podcast era brincar, já que se trata de um programa que explora o humor. Ela ainda contou ter comentado, certa vez, com uma grande amiga enfermeira sobre ter ficado impressionada ao ver profissionais da enfermagem produzidas. A amiga teria achado engraçado e respondido que isso seria algo comum.
— (Ela disse) "Elas se arrumam para caçar marido. É a realidade americana". Isso se passou nos Estados Unidos. E disse ainda que no Brasil elas se maquiam também. Esses comentários foram em relação à comparação da realidade com a ficção. Não vi ofensa nisso, visto que o podcast é humor escrachado — lamentou.
A participação de Daniela Escobar no podcast Papagaio Falante, apresentado pelo humorista Sérgio Mallandro e pelo ator Renato Rabelo, teve alguns recortes em vídeo divulgados há cerca de duas semanas na internet. Em um dos trechos, ela comenta sobre enfermeiras gaúchas e norte-americanas:
— Sabe uma coisa que me chamou muita atenção tanto no hospital do Rio Grande do Sul, onde eu fiz cirurgia, quanto em Beverly Hills, Los Angeles? Unhas compridas vermelhas, batom vermelho, maquiadésimas, cílios postiços. Parecia que a mulher estava saindo da festa e indo trabalhar ou indo para a festa daqui a pouco.
A atriz também faz uma comparação com as profissionais da ficção.
— Se bota isso numa novela, não vão dizer que é ridículo? Que não existe? Que o diretor de arte é um imbecil? É assim a vida real, tanto aqui no Brasil quanto lá. Eu ficava chocada. Da onde essa mulher saiu? Como ela está maquiada? Elas vão lá para "catar médico", para casar — dispara, aos risos: — Elas acordam às 5h, se maquiam, se produzem para ir lá e pegar o médico. As daqui não ficam atrás, é tudo igual. Elas vão lá para achar casamento dentro do hospital.
As críticas nas redes sociais incluem manifestações de anônimos e famosos. "Estou com os pés inchados e não consegui almoçar hoje. Mas segundo a Daniela Escobar, saí de casa às 5h pra catar médico", escreveu uma internauta. "E a Daniela Escobar que foi totalmente infeliz em sua fala?!", disse outra.
O enfermeiro e ex-BBB Cezar Black compartilhou o vídeo nos stories do Instagram, na quarta-feira (26), e escreveu: "Basta! Respeitem a enfermagem".
Também na quarta-feira, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) emitiu nota de repúdio às declarações da gaúcha.
"A fala da atriz desrespeita as trabalhadoras da categoria, já que a forma como se maquiam e se cuidam esteticamente em nada tem a ver com a assistência prestada aos pacientes (...) O Conselho enfatiza que este tipo de declaração só corrobora com o desrespeito vivenciado pelas profissionais de Enfermagem, expostas diariamente à violência, à intolerância e ao machismo nos serviços de saúde. Salientamos que não há mais espaço para esse tipo de comportamento em sociedade e não admitimos que falas como o da atriz sejam direcionadas à maior força da saúde", diz um trecho do texto.