Notícias

Cuidados com o coração no inverno: Doenças cardiovasculares podem ter aumento de até 30% na estação mais fria do ano

Por Redação
julho 24, 2023

Por Vanessa Lima

Caracterizado pela redução brusca da temperatura e por noites mais longas e dias mais curtos, o inverno também é marcado pelas doenças cardiovasculares. De acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia, a estação mais fria do ano é responsável pelo aumento de até 30% de problemas como infarto, dor no peito e até morte súbita.

O cirurgião cardiovascular Dr. José da Silva Leitão, da Hapvida NotreDame Intermédica, explica porque isso ocorre.

“O inverno desencadeia um fenômeno chamado vasoconstrição, que gera a contração dos vasos sanguíneos. Esse é um processo natural do corpo que tem como objetivo regular a temperatura corporal e evitar a perda de calor em excesso. Como estão mais estreitas, os coágulos e as placas de gordura podem dificultar o fluxo de sangue para o coração, o que pode aumentar o risco de infarto e derrame, por exemplo”, diz.

Acidente vascular cerebral (AVC), angina (dor no peito), isquemia no coração (falta de circulação nas artérias coronárias) e arritmias cardíacas também costumam ser mais comuns nesta época do ano, especialmente em idosos e pessoas que apresentam fatores de risco, como hipertensão arterial, diabetes, obesidade e fumantes.

Importância do checkup cardiológico e ingestão hídrica

O especialista afirma que é possível prevenir as patologias e manter a saúde do coração em dia no inverno. Uma dica simples, mas bastante útil, é caprichar na ingestão hídrica na estação mais fria do ano. “As pessoas que bebem menos água e líquidos de uma maneira geral contribuem para o aumento da viscosidade do sangue, o que favorece o aparecimento de coágulos”, alerta o médico.

Confira outras dicas:

• Mantenha hábitos saudáveis de vida, como a prática de atividades físicas regulares;
• Alimente-se adequadamente, com o consumo de frutas, verduras e legumes;
• Evite ambientes fechados e aglomerações, pois eles facilitam o aumento de infecções;
• Não se esqueça de realizar o check up cardiológico anual, que pode atuar na prevenção de inúmeros problemas de saúde e, se surgir algum sintoma, procure um médico.

Via Já é Notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco

Rua José Pinto de Barros, Nº  26
 Centro
Palmeira dos índios - AL

E-mail: siteagresteagora@gmail.com

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram