Por Jardel Gonçalves
A Escola Municipal Professor Petrônio Viana, localizada no Benedito Bentes, em Maceió, teve sua volta as aulas nesta segunda-feira (14) após serem suspensas por uma semana, após um aluno, de 10 anos, ser diagnosticado com meningite, no dia 4 deste mês.
A criança, que estuda no 4º ano, está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Geral do Estado (HGE).
Por causa do diagnóstico na criança, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) informou que todas as medidas de vigilância já foram tomadas, como a profilaxia nas pessoas que tiveram contatos mais próximos e prolongados, com administração de medicação.
Minegite
A meningite é caracterizada por um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. É causada, principalmente, a partir da infecção por vírus ou bactérias; no entanto, outros agentes etiológicos também podem causar meningite, como fungos e parasitos.
Medidas de prevenção e controle
A principal medida de controle a ser desencadeada nas Doenças Meningocócicas (DM) para reduzir o contágio e, consequentemente, o número de casos, é a notificação e investigação oportuna da suspeita para a pronta administração da quimioprofilaxia aos contatos próximos do caso suspeito.
Em situações específicas de surto de DM, pode ser considerada a vacinação, desde que o sorogrupo que está causando o surto seja conhecido e se tenha a vacina disponível. A decisão de vacinação em um surto é acordada entre as três esferas de governo.
Outras medidas importantes são:
Informações do saude.rs.gov.br