Notícias

EJA: Educação de Jovens e Adultos inicia matrículas para o ano de 2024

Por Redação
janeiro 11, 2024

A Rádio Nova FM recebeu a professora Graça Alves para esclarecer algumas dúvidas sobre as matrículas do EJA (Educação de Jovens e Adultos), para o ano de 2024.

"É um prazer estar aqui com vocês para divulgar as matrículas do EJA modular, que nós iniciamos agora no mês de janeiro. Então, as pessoas que se sentem um pouco fora da faixa etária e, às vezes, até fica meio sem querer estudar, vai encontrar na nossa escola pessoas das mesmas faixas que elas", explicou a professora.

Ela também destacou que existem várias turmas para a a adequação do aluno. "Temos turmas a partir dos 15 anos, para o ensino fundamental 5°, 6°, 7° e 8º período. São seis meses para cada módulo e em um ano você conclui os três anos do Ensino Médio. Mas é preciso ter a partir de 18 anos para efetuar a matrícula, que segue até o início das aulas, dia 15 de fevereiro, após o Carnaval. Nós temos professores capacitados, justamente para trabalhar com esta modalidade. Como nós sabemos, é complicado para o aluno que já tem uma certa idade estudar em qualquer outra escola", completou.

Em Alagoas existem apenas dois centros que oferecem esse tipo de ensino: em Palmeira dos Índios e em Maceió. O EJA modular também tem cursos profissionalizantes. O aluno que já esteja cursando o Ensino Médio também receberá um certificado de um curso que ele queira fazer.

O estudante que tiver uma boa frequência nas aulas receberá R$ 100 por mês e, após o fim do curso, receberá também a bolsa conclusão, no valor de R$ 2.000. Esses benefícios são do programa Escola 10.

Existe também o programa "Vem que dá tempo", onde alunos que passaram muitos anos sem ir à escola terão um curso intensivo de dois dias de aula. No terceiro dia, o aluno faz uma prova e conclui o ensino fundamental, recebendo também 500 reais", afirmou a professora.

O Ensino Médio consiste em quatro módulos, cada um leva em média dois meses e meio para serem concluídos, fechando os quatro no decorrer do ano. Caso o aluno faça um ou dois módulos e por algum motivo não possa continuar os demais, quando ele voltar, continuará de onde parou.

O EJA, funciona na Escola Remy Maia, vizinho ao Ginásio da Escola Estadual Humberto Mendes.

Por Vanessa Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco

Rua José Pinto de Barros, Nº  26
 Centro
Palmeira dos índios - AL

E-mail: siteagresteagora@gmail.com

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram