A embaixadora dos Estados Unidos, Elizabeth Frawley Bagley, foi convidada para participar da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, que acontecerá em Maceió, no mês de julho. O pedido foi feito pelo deputado federal Arthur Lira, que é presidente da Câmara dos Deputados e presidente do P20, colegiado dos parlamentares dos 19 países do bloco do G20.
Lira destacou que o encontro com Bagley tratou da pauta legislativa dos dois países, principalmente sobre temas econômicos e ambientais.
"Convidei a chefe da diplomacia norte-americana no Brasil para participar da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, evento mundial que sediaremos, com muito orgulho, em Maceió. Os Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecer nossa Independência. São 200 anos de relações diplomáticas e comerciais que comemoramos nesse ano", disse.
A embaixadora Elizabeth Frawley Bagley atuou na diplomacia e na advocacia por mais de quatro décadas. Ela já trabalhou como assessora sênior dos secretários de Estado John Kerry, Hillary Clinton e Madeleine Albright, assim como representante especial na Assembleia Geral das Nações Unidas, representante especial para Parcerias Globais e embaixadora dos Estados Unidos em Portugal.
O G20 (Grupo dos 20) é um fórum de cooperação econômica internacional criado em 1999 e formado por 19 países, entre nações desenvolvidas e emergentes e, também, pela União Europeia. Já o P20 é o grupo que reúne os parlamentos destes países.
Com a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, Maceió vai receber mais de 40 presidentes e representantes de Câmaras, Senados e Assembleias Nacionais das maiores potências mundiais, especialmente de bancadas femininas.
Redação com Assessoria