A Polícia Civil prendeu em flagrante nesta quarta-feira (6/3) dois estrangeiros com 100 celulares na rua Guaianases, no centro de São Paulo. Segundo as investigações, os aparelhos teriam sido roubados e furtados. A dupla teria movimentado cerca de R$ 10 milhões em contas bancárias.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), foi descoberto um esquema organizado por estrangeiros que adquiriam celulares ilícitos e os vendiam para outros estados do Brasil. Existe a suspeita da transferências desses aparelhos para outros países por meio do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O esquema já duraria 5 anos.
Ainda segundo a pasta, a Polícia Civil conseguiu estabelecer uma relação entre os indivíduos após a análise de depósitos bancários nas contas deles. Os R$ 10 milhões encontrados foram bloqueados pela justiça.
De acordo com o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite (PL), os suspeitos participavam de um esquema de exportação de celulares. “Alcançamos o topo da cadeia ilícita com criminosos que compravam celulares roubados e exportavam para outros países”, afirmou.
A ação desta quarta-feira é um desdobramento de investigações que são feitas desde maio pelo Corpo Especial de Repreensão ao Crime Organizado (Cerco) para combater roubos e furtos de celulares em São Paulo, principalmente no centro da cidade.