Por Jardel Gonçalves
O Grêmio sofreu, mas conseguiu conquistar a classificação dentro de casa
O time gaucho está na semifinal da Copa do Brasil. Em Porto Alegre, o Tricolor empatou com o Bahia por 1 a 1 e precisou dos pênaltis para avançar: triunfo por 4 a 3. Na próxima fase, o Time mede forças com o vencedor do confronto entre Athletico e Flamengo.
O jogo
Mesmo com o gramado em péssimas condições, o Grêmio tomou conta das ações e abafou o Bahia no campo de defesa. As melhores chances do Tricolor surgiram na bola parada, onde Marcos Felipe fez ótima defesa em cabeçada de Bruno Uvini e depois tirou com os olhos a testada de Bruno Alves.
Quando a pressão parecia insustentável aos baianos, o Grêmio teve um pênalti a seu favor muito discutido após o árbitro ver mão na bola de Gabriel Xavier. Na cobrança, Cristaldo parou no goleiro Marcos Felipe.
Com a efetividade apurada, o Bahia abriu o marcador com Everaldo. O centroavante recebeu na entrada da área e acertou o ângulo, 1 a 0. Na etapa final o jogo permaneceu com o tom da emoção e teve o Tricolor Gaúcho no campo ofensivo. Porém, a bola teimava em não entrar.
De tanto insistir, o empate veio aos 26 minutos. Ferreira achou Villasanti, que desviou para o fundo da rede. A virada poderia ter saído na sequência, mas Vina isolou a bola na entrada da pequena área. Nos minutos finais, com os dois times exaustos, os espaços surgiram e três bolas na trave pintaram. Pelo lado do Bahia, Mugni e Adermir. Já com o Grêmio foi Suárez foi o responsável.
Pênaltis
Na marca da cal, o aproveitamento do Grêmio foi melhor. Em seis cobranças, o time de Renato Gaúcho acertou quatro. O destaque foi Gabriel Grando, que pegou as cobranças de Cicinho e Gabriel Xavier. O Esquadrão só acertou três e está eliminado.
GRÊMIO (4 ) 1 X 1 (3) BAHIA