Lean Antônio Ferreira de Araújo foi eleito, nesta sexta-feira (2), o novo procurador-geral de Justiça de Alagoas para o biênio 2024-2026. Ele recebeu dos membros do Ministério Público do Estado 143 votos, por unanimidade.
A candidatura do novo chefe do órgão ministerial é resultado da construção coletiva encabeçada pelo atual PGJ Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, que agora deve ser indicado a uma cadeira ao Tribunal de Justiça de Alagoas.
Araújo já chefiou o MPE nos biênios 1998/2002 e permaneceu no cargo interinamente no segundo semestre de 2002. Agora, ele será submetido à aprovação do governador de Alagoas, Paulo Dantas, para oficializar a eleição.
A condução dos trabalhos que levaram as eleições aconteceu de forma equilibrada, serena, resultando numa eleição por aclamação. Segundo Lean, ser eleito por unanimidade é uma consequência de diálogos junto a atual estrutura de organização do MPE.
A candidatura única foi resultado do amplo diálogo com as gerações que integram a atual estrutura organizacional do MPAL e da adesão do procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, atual PGJ. Esta unidade proporcionará a implantação de ações dirigidas ao aprimoramento da atuação do MP, sempre ouvindo o Colégio de Procuradores e os membros da instituição”, afirmou Lean Araújo.
Para o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto, “o Ministério Público está vivenciando um momento muito importante, onde todas as forças políticas convergiram para um projeto único, que é a candidatura do Dr. Lean Araújo a procurador-geral de Justiça. Isso demonstra para toda sociedade e para as demais instituições que o Ministério Público é forte, coeso e está aqui para prestar serviço de excelência à sociedade.”