Notícias

Lula bate o martelo e decide exonerar 02 da Abin, mas mantém o chefe

Por Redação com Metropoles
janeiro 29, 2024

O presidente Lula bateu o martelo e decidiu exonerar Alessandro Moretti [foto em destaque], diretor-adjunto da Agência Brasileira de Inteligência. Contudo, optou por manter Luiz Fernando Corrêa na chefia da Abin. A exoneração de Moretti deve ser publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (30/1).

A avaliação de Lula é que, até o momento, a suspeita que acomete servidores da Abin ainda não respingou em Corrêa, que é delegado da Polícia Federal e comanda a agência desde maio de 2023.

Também delegado, Alessandro Moretti foi diretor de Informação e Inovação da PF no governo Bolsonaro e, por isso, era visto com desconfiança por integrantes do governo Lula.

A permanência de Moretti ficou insustentável após as suspeitas de que a cúpula da agência atuou para dificultar as investigações da PF sobre uma suposta “Abin paralela” no governo Bolsonaro.

Como mostrou a coluna, a PF avalia que a Abin dificultou o acesso a dados sobre o software First Mile, que teria sido usado para espionar ilegalmente adversários do ex-presidente.

Outro fato que gera desconfiança é nenhum integrante da atual cúpula da Abin ter alertado Lula sobre as irregularidades detectadas, na agência, pela Polícia Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco

Rua José Pinto de Barros, Nº  26
 Centro
Palmeira dos índios - AL

E-mail: siteagresteagora@gmail.com

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram