Maceió é a capital do Nordeste com a menor taxa de desemprego, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento também apontou que a taxa de desemprego em Alagoas caiu para 9,2%, o segundo menor percentual da série histórica, iniciada em 2012.
Na capital, a taxa de desocupação caiu de 9,1% para 8,4%. O desempenho de Maceió supera o do Nordeste, onde o desemprego atinge 10,4% da população.
O setor de serviços lidera na criação de novas vagas em Maceió, puxado pela movimentação turística na alta temporada. Segmento que engloba hotéis, lojas, salões de beleza e eventos teve uma alta de 8,47% no último trimestre.
Segundo a prefeitura de Maceió, a expectativa é que Maceió encerre o mês de março com um saldo de mais de 1,5 milhão de visitantes, movimentando mais de R$ 3 bilhões de reais na economia local.
Já em Alagoas, a taxa de desocupação recuou de 12% para 9,25% em um ano, entre 2022 e 2023, também de acordo com a Pnad Contínua do IBGE. Trata-se do segundo menor percentual de toda a série histórica. Do terceiro para o quarto trimestre do ano passado, o número de trabalhadores avançou 3,9%, saindo de 327 mil para 340 mil.
Redação com Gazetaweb