Notícias

Mais de 150 casos de AIDS são registrados em Alagoas em 2023

Por Redação
dezembro 5, 2023

Por Sandro Jardel

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) fez uma alerta, nesta terça-feira (5), sobre o aumento dos casos de Aids em Alagoas. Os dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que, entre janeiro e novembro de 2023, foram contabilizados 152 casos da doença, contra 148 no mesmo período de 2022.

De acordo com o MS, a Aids é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana, mais conhecida pela sigla HIV, que ataca o sistema imunológico - responsável por defender o organismo de doenças -, e é capaz de alterar o DNA da célula, além de fazer cópias de si mesma.

Ainda segundo o ministério, pessoas que vivem com HIV/Aids e estão em tratamento ou mantém a carga viral detectável podem transmitir o vírus para outras pessoas, por meio de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho, durante a gravidez e a amamentação.

O Dezembro Vermelho é dedicado ao cuidado e debate das medidas de prevenção contra o vírus HIV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco

Rua José Pinto de Barros, Nº  26
 Centro
Palmeira dos índios - AL

E-mail: siteagresteagora@gmail.com

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram