Por Jardel Gonçalves
O Hospital Geral do Estado de Alagoas (HGE) realizou 33.128 exames de imagem no primeiro semestre de 2023, que ajudaram na conduta dos médicos em relação aos casos de urgência e urgência. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (14).
Ao todo foram 16.445 raios-x, 13.461 tomografias computorizadas, 1.472 ultrassonografias, 1.420 ecocardiogramas e 330 endoscopias.
De acordo com a coordenadora técnica do Serviço de Imagem e supervisora das Técnicas Radiológicas (SATR) do HGE, Kamila Cabral, esses exames ajudam diretamente na assistência do tratamento e cura do paciente.
“Eles são a melhor opção para diagnósticos mais precisos. Com os exames, é possível avaliar a região onde está o problema, bem como a sua extensão, auxiliando na decisão de qual será a melhor forma para conduzir o tratamento”, explicou.
A professora Luciene Santos, 33 anos, precisou passar por um raio-X no HGE após um acidente de trânsito. Ela disse que os exames realizados foram essenciais para o trabalho dos médicos e sua recuperação.
"Logo na entrada, na área Vermelha, solicitaram um raio-x e uma tomografia, que diagnosticaram as fraturas das vértebras l4 e l5, além das lesões no braço e na perna. Durante todo o período em que estive internada, fui acompanhada e passei por exames de imagem que indicaram aos profissionais médicos os locais precisos para os procedimentos cirúrgicos e toda a assistência", relatou a professora.
O diretor do HGE, Fernando Melro Fortes, esclareceu que muitos pacientes precisam fazer mais de um exame. "Foram atendidos 24.581 alagoanos e realizados 33.128 exames, pois alguns usuários realizaram mais de um procedimento e alguns até repetiram para acompanhar o andamento do seu caso."
Segundo o secretário de Estado da Saúde, doutor Gustavo Pontes de Miranda, o Serviço de Imagem do HGE é um dos mais modernos do estado e vem recebendo investimentos nos últimos meses para ampliar o atendimento aos pacientes. “Mudamos o fluxo, estamos investindo em recursos humanos e adquirindo novos equipamentos de ponta”, disse.