"Manifestar-se" é a palavra de ordem do autocuidado no momento. Esta prática mística de visualização positiva é a mais recente mania de bem-estar da internet. No TikTok, a hashtag #manifesting tem milhões de visualizações. Então, do que se trata? Manifestar é a prática de ter pensamentos aspiracionais com o propósito de torná-los reais. Simplificando, é pensar em qualquer coisa que você quer e fazer com que isso ganhe vida.
Mas será que a gente pode realmente manifestar nossos sonhos? O poder do pensamento positivo faz mais mal ou mais bem? Confira!
O que é manifestar? -
Manifestar-se é a prática de ter pensamentos aspiracionais com o propósito de torná-los reais.
Exercício de autoajuda -
Exercício de autoajuda, manifestar-se é sobre acreditar em algo, com a finalidade de ver essa coisa em seu caminho.
Foco nos pensamentos -
O conceito é bastante simples. Primeiro, você concentra seus pensamentos em um resultado desejado — por meio de práticas como atenção plena, visualização e meditação.
Autoconfiança -
A teoria é que, ao pensar o suficiente sobre o futuro que você quer, você acabará acreditando que já o tem.
Manifestação do seu sonho de futuro -
Manifestar esse futuro é ver seus desejos se tornarem realidade visualizando-os mentalmente. Em outras palavras, você literalmente pensa que seus objetivos pessoais já existem. Mas será que isso é apenas um desejo?
Espiritualidade do Novo Pensamento -
As técnicas de manifestação baseiam-se nas leis de atração da espiritualidade do Novo Pensamento (New Thought)
Um movimento que surgiu no século XIX -
O movimento Novo Pensamento tem suas raízes nos Estados Unidos no século XIX.
Filosofia do Novo Pensamento -
O movimento sucedeu o que eles chamam de "pensamento antigo" – sabedoria e filosofia acumuladas de uma variedade de origens, incluindo culturas gregas, romanas, egípcias, taoístas, hindus e budistas.
Pensamento positivo -
Os indivíduos que adotam a filosofia do Novo Pensamento compartilham um conjunto de crenças que incluem o pensamento positivo, as leis da atração, a cura, a força vital e a visualização criativa.
Lei da atração -
E foi no século XIX que as leis da atração, ou manifestação (a crença de que nossos pensamentos podem influenciar o mundo material), entraram na consciência pública.
Visualização do futuro -
Manifestar é criar uma visão de futuro. Trata-se de colocar energia e intenção para tornar essa visão uma realidade.
Alinhamento dos objetivos -
Quando levado adiante, manifestar requer alinhar de acordo seus pensamentos, emoções e ações para alcançar sua visão.
O ato de manifestar -
Manifestar envolve intenção, mentalidade e ação dirigida. Você tem que ser claro sobre seus objetivos e precisa saber exatamente o que quer.
Como manifestar -
Manifestar-se é querer algo o suficiente para que você comece a dar os passos para que isso aconteça. Isso pode significar procurar um novo parceiro ou um emprego melhor, por exemplo.
Colocando em prática -
Para conhecer sua alma gêmea, por exemplo, você desenvolve um quadro detalhado de como aquela pessoa seria. Visualize a realidade pensando em qualidades, características, valores e afins.
Escreva -
Traduza sua visão em palavras fazendo um diário ou usando um aplicativo de anotações. Anotar suas metas ajuda a manter o foco e uma mentalidade positiva.
Fale -
Você pode preferir fazer sua voz ser ouvida gritando suas intenções e afirmações em voz alta.
Faça um quadro de visualização -
O uso de um quadro de visão ajuda a esclarecer o que você está procurando. É aqui que você pode colocar imagens de itens que deseja manifestar. Focar em um quadro de visão promove a motivação e melhora as chances de sucesso.
Próximo passo -
Depois de definir suas metas e visões, é preciso dar os passos para se aproximar delas. Mas manifestar seus sonhos não é mamão com açúcar.
Mude para a melhor -
Manifestar uma mudança de carreira, por exemplo, ainda requer muito trabalho. Você ainda precisará se relacionar com pessoas da sua nova área. Por isso, se este é seu sonho, está na hora de aprimorar suas técnicas de entrevista.
Descubra seu eu interior -
Manifestar é mais do que apenas assumir o controle sobre seu destino. Essa prática mística também é um exercício de autoconhecimento. É descobrir o que você quer na vida. Mas há uma desvantagem em tudo isso.
Desvantagens da manifestação -
O aspecto negativo mais óbvio e potencial de se manifestar é que pode, em certo grau, ser psicologicamente viciante. Isso porque a pessoa pode querer fazer tudo ao seu alcance para garantir que suas manifestações ocorram.
Mas mal do que bem -
Além disso, se praticada a partir de um lugar de ansiedade ou medo, a manifestação pode se tornar uma obsessão. Além disso, pode promover depressão.
Mindset negativo -
Outro problema com a ideia de se manifestar é que ela não leva em conta pessoas cujos pensamentos podem ser inerentemente negativos – aqueles com ansiedade, depressão ou outros diagnósticos de saúde mental.
Pensamentos negativos
Para piorar essa questão, há o paradoxo de que muitos dos ensinamentos em torno da manifestação exortam as pessoas a banirem os pensamentos negativos. A manifestação faz parecer que, se você é possuidor de uma mentalidade negativa, coisas ruins vão acontecer. Esse tipo de instrução pode aumentar (e muito) o medo.
Erros comuns na manifestação -
Erros comuns de manifestação incluem esperar resultados instantâneos e ser irrealista em seus objetivos. Os críticos da manifestação sustentam que a prática está muito sustentada no pensamento, o que pode fazer as pessoas não correram atrás de seus desejos.
Mudança real -
Esses mesmos críticos sugerem que a mudança real só pode ocorrer quando uma pessoa toma uma atitude.
Seja positivo e realista -
Embora não haja nada de errado em ter uma mentalidade positiva (na verdade, há alguma ciência por trás disso), o pensamento positivo por si só não mudará as circunstâncias materiais de ninguém.
Saúde mental -
De modo geral, no entanto, o pensamento positivo, um dos conceitos centrais da manifestação, pode ser benéfico para o bem-estar mental geral.
Introspecção -
E, se olharmos a manifestação por outro ângulo, a prática talvez ajude a aceitar melhor a si mesmo e a acreditar em um bem maior, ideais que deveriam ser mais procurados do que apenas manifestar de um ponto de vista egoísta e egocêntrico.
Redação com STARS INSIDER